Ufersa recebe comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Fruticultura

Gestão 26 de junho de 2019. Visualizações: 1162. Última modificação: 26/06/2019 15:41:44

Comitiva do Congresso Brasileiro de Fruticultura esteve na Ufersa avaliando as condições da Universidade para Mossoró receber o Congresso em 2019/Foto: Cedida

A Universidade Federal do Semi-Árido vai apresentar proposta para que Mossoró venha sediar o 27º Congresso Brasileiro de Fruticultura, previsto para acontecer daqui a dois anos. A escolha será feita durante a realização 26ª edição do Congresso que vai acontecer no período de 30 de setembro a 04 de outubro, em Juazeiro/Petrolina (Bahia/ Pernambuco). Trata-se de um evento de grande magnitude que precisa de uma logística para receber os participantes. “A meta é a Universidade ser a promotora desse Congresso”, adiantou o pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação da Ufersa, professor Vander Mendonça. A estimativa inicial é de um evento com mais de 1.500 congressistas.

Prof. Vander Mendonça/Pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação/Foto: Eduardo mendonça

Estão à frente do Congresso Brasileiro de Fruticultura Ricardo Elesbão, presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e chefe-adjunto de pesquisa da Embrapa Alimentos; Paulo Roberto Pedro Lopes, da Embrapa Semiárido e presidente de 26º Congresso Brasileiro de Fruticultura; Franco Marinho, gestor do Projeto de Fruticultura do Sebrae, além de representantes da Ufersa.

A equipe promotora visitou as instalações da Universidade para avaliar a infraestrutura da Ufersa, como auditórios, Expocenter, entre outros equipamentos. Antes, a equipe se reuniu com o reitor, professor José de Arimatea, com o vice-reitor, professor Domingues Fontenele Neto e, com o pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação Vander Mendonça. “Vamos elaborar uma proposta com as condições estruturais da Universidade, bem como da cidade de Mossoró, para que possamos concorrer a sediar o Congresso Brasileiro de Fruticultura em 2019”, frisou o reitor. O Congresso representa mais uma forma de alavancar a Universidade na área da fruticultura.

Paulo Roberto/Pte do Congresso de Fruticultura/Foto: Eduardo Mendonça

“Estamos prontos para contribuir com a realização do Congresso aqui em Mossoró”, adiantou Paulo Roberto, acrescentando que para o sucesso de um evento desse porte é importante às articulações com as instituições públicas, bem como com os demais segmentos que compõem a cadeia produtiva da fruticultura.

Para o presidente da SBF, Ricardo Elesbão, o histórico do município de Mossoró, bem como da região, é um diferencial importante para que a cidade venha receber o evento em 2021. “Estamos fazendo um levantamento das estruturas locais, não temos dúvidas que Mossoró é uma referência nacional na produção de frutas, mas precisamos avaliar o quanto os agentes locais estão comprometidos com a realização do Congresso na cidade”, pontuou.

Ricardo Elesbão/Pte da Sociedade Brasileira de Fruticultura/Foto: Eduardo Mendonça

O Brasil é o terceiro maior produtor do mundial de frutas sendo grande parte do Rio Grande do Norte que aparece no ranking como o maior produtor de melão. “Precisamos avançar na exportação de nossas frutas”, reconhece Elesbão. Outro desafio do setor é aumentar o consumo interno. “Consumimos ainda pouca fruta se comparado com o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, ou seja, apenas 1/3 do que deveríamos consumir”, afirmou o presidente da SBF.

Com a possibilidade de Mossoró sediar o Congresso Brasileiro de Fruticultura o representante do Sebrae, Franco Marinho, é otimista. “A cidade é destaque nacional com relação à fruticultura apresentando uma produção tecnificada e de grande importância para o país, então, acreditamos que Mossoró com a sua estrutura física, dispondo de universidades, rede hoteleira e vasta produção tem grande possibilidade de sediar o Congresso em 2019”, acredita Franco Marinho.

O 26ª Congresso Brasileiro de Fruticultura terá como tema central FRUTICULTURA DE PRECISÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES e será realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Confira AQUI o site do evento.

Comitiva que visitou as instalações da Ufersa tendo em vista apresentação de proposta para Mossoró sediar o Congresso Brasileiro de Fruticultura/Foto: Eduardo Mendonça