GEPEDS promove Seminário de Pesquisa sobre o Inumano e a Educação

Pesquisa 21 de junho de 2019. Visualizações: 1336. Última modificação: 21/06/2019 10:25:50

Reunião de trabalho do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade (GEPEDS) da Ufersa Mossoró/Foto: Cedida GEPEDS

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade (GEPEDS) da Ufersa promove no dia 02 de julho Seminário de Pesquisa sobre “O Inumano e a Educação: impressões foucaultianas e agambenianas sobre os processos educacionais”. O evento terá como expositor o professor Dr. Davi da Costa Almeida (Ufersa) e será realizado às 10h40 no Auditório da Biblioteca Central Orlando Teixeira, localizado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

Ady Canário, coordenadora do GEPEDS/Foto: Assecom Ufersa

O objetivo do Seminário de Pesquisa é divulgar e discutir as pesquisas desenvolvidas por professores/as do Grupo de Pesquisa, além de estimular e fortalecer a pesquisa e a produção do conhecimento científico na área das humanidades, educação, linguagem e sociedade, adiantou a professora Ady Canário, Coordenadora do GEPEDS. O Seminário é organizado por estudantes e professores/as vinculados ao Grupo e aberto a quem interessa debater e trocar experiências sobre o assunto.

Na ocasião, serão abordados os seguintes temas: o surgimento do Anormal em Michel Foucault e a aproximação com o inumano; a produção da Vida Nua e do inumano em Giorgio Agamben: implicações educacionais; e convergências possíveis entre o inumano e a educação: perspectivas contemporâneas.

Sobre o expositor – Davi da Costa Almeida possui graduação em Pedagogia pela UFC 2008, Bacharelado em Filosofia pela UECE, possui graduação em Ciências Sociais pela UFC. É Mestre em Filosofia pela UFC e Doutor em Educação pela mesma universidade. Áreas de pesquisa: Paradigmas do Estado Moderno, Ética e Biopolítica. Professor Adjunto da UFERSA. Desenvolve pesquisas relacionadas as problemáticas do Estado de Exceção, Biopolítica, Governamentalidade, Ética, Direitos Humanos e Violência co-relacionadas com os processos educacionais.

O Seminário é gratuito, com direito ao certificado. Interessados em participar devem realizar a inscrição por e-mail, enviar seu nome e número de telefone para gepedsufersa@gmail.com