Oportunidade para apresentação de trabalho acadêmico em Matemática

Ensino 19 de junho de 2019. Visualizações: 1058. Última modificação: 19/06/2019 12:03:21

Estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática têm a oportunidade de participar do VII Encontro Regional de Educação Matemática e do VII Fórum Potiguar das licenciaturas em Matemática com apresentação de trabalhos acadêmicos. O prazo final para a submissão de artigos termina no próximo dia 30 de junho. O VII EREM vai acontecer simultaneamente com o Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, na primeira semana de outubro. A realização e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, com apoio da Ufersa e da UFRN.

Professor Ricardo Braz, coordenador do VII EREM/Foto: Arquivo Assecom

No Encontro serão realizadas palestras, minicursos e comunicações orais de acordo com os eixos temáticos sugeridos pela SBEM. Já o Fórum será para discutir as potencialidades e dificuldades apresentadas nas diversas instituições do Rio Grande do Norte na Licenciatura em Matemática com Grupos de Trabalhos e Mesas Redondas. “Pretendemos com o produto das discussões encaminhar os apontamentos para as instituições de ensino bem como para a SBEM Nacional”, adianta o coordenador geral do EREM, o professor da Ufersa Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz.

Nas Mesas Redondas serão discutidas as temáticas: Currículo: elaboração, implementação e possibilidades, tendo como coordenador, o prof. José Damião Souza de Oliveira (IFESP) e como debatedores: Luciana Vieira Andrade (SEEC/RN) e Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes (CCET/UFRN); A Licenciatura em Matemática nas IES no Estado Rio Grande do Norte e suas perspectivas futuras, coordenada pelo prof. Dr. Fernando Guedes Cury (UFRN) e como debatedor, o Prof. José Paulino (IFESP); O panorama atual e as perspectivas futuras da Educação à Distância no estado do Rio Grande do Norte, coordenada pela professora Viviane Klein (UFRN) e como debatedores as professoras, Maria de Lourdes F de Medeiros (UFERSA) e Sílvia Regina Pereira de Mendonça (IFRN).

Os estudantes e profissionais interessados em apresentar trabalhos poderão fazer nas modalidades de Comunicação Científica (artigo completo), Pôster (resumo expandido) e Minicurso (resumo simples), dentro de 15 Eixos Temáticos, são eles: 01- Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 02- Educação matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; 03- Currículo e Educação Matemática; 04- Educação Matemática no Ensino Superior; 05- História da Matemática e Cultura; 06- Educação Matemática novas tecnologias e Educação à distância; 07- Formação de Professores que ensinam Matemática; 08- Avaliação em Educação Matemática; 09- Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática; 10- Modelagem Matemática; 11- Filosofia da Educação matemática; 12- Educação Estatística; 13- Diferença, Inclusão e Educação Matemática; 14- Didática da Matemática; 15- História da Educação matemática.

Outras informações bem como as inscrições no endereço eletrônico:  www.sympla.com.br/viieremsbemrn