Ufersa realiza Workshop de Avaliação Institucional

Gestão 12 de junho de 2019. Visualizações: 1253. Última modificação: 26/06/2019 10:33:03

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará promovendo nos dias 18, 25, 26 de junho e 03 de julho, o  IV Workshop da Prograd Avaliação Institucional como Ferramenta de Melhoria do Ensino de Graduação. O Workshop acontecerá nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Entre os objetivos estão promover o debate sobre a avaliação institucional; socializar as ações da Comissão Própria de Avaliação, a CPA; apresentar o atual instrumento de avaliação dos cursos de graduação, além de criar uma cultura de avaliação a partir da conscientização de sua importância para a instituição.

Segundo o coordenador do Workshop, o pró-reitor de graduação, professor Rodrigo Nogueira Codes, a avaliação institucional é um processo permanente que deve ser incorporado no ato do ensino e integrado na ação de formação, sendo um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino na medida em que permite a identificação de problemas, reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na instituição.

Prof. Rodrigo Codes, Pró-reitor de graduação e coordenador do Workshop/Foto: Assecom

Ainda segundo o professor Rodrigo Codes, a avaliação institucional é um dos componentes básicos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, e se desenvolve em dois momentos distintos: a autoavaliação, que é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, através de mecanismos de avaliação externa dos cursos de graduação. “São procedimentos que colaboram com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade, visando a melhoria em cada um desses pilares”, afirmou Codes.

O Workshop é voltado para os membros de Núcleo Docentes Estruturante, coordenadores de curso, chefes de departamento, secretários acadêmicos e docentes. “Uma avaliação bem sucedida origina-se a partir do diálogo no âmbito da própria instituição”, pontua o pró-reitor de graduação. Faça a sua inscrição AQUI.

A programação do Workshop conta com uma palestra de abertura às 8h30, com o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Genevile Bergamo, que irá abordar sobre as ações e perspectivas da CPA; seguido por um café com diálogos. Em seguida, a partir das 10h, a palestra Instrumento de avaliação nacional dos cursos de graduação: o que há de novo?  Esse momento contará com a participação dos professores: Alan Martins, Rafael Lamera e Rodrigo Codes. À tarde, a partir das 13h30, será com os Grupos de Discussões e encaminhamentos.

CONFIRA O CRONOGRAMA NOS CAMPI:

Pau dos Ferros: 18 de junho de 2019

Auditório do bloco de Professores

Caraúbas: 25 de junho de 2019

Auditório do Bloco Administrativo

Angicos: 26 de junho de 2019

Auditório do Bloco Administrativo

Mossoró: 03 de julho de 2019

Auditório do Centro de Engenharias (CE)