Ufersa inaugura Laboratório de Habilidades do curso de Medicina

Gestão, Infraestrutura 11 de junho de 2019. Visualizações: 3709. Última modificação: 11/06/2019 09:40:20

Momento do descerramento da placa de inauguração do novo Bloco de Habilidades Médicas do curso de Medicina da Ufersa Mossoró / Foto Assecom Ufersa

Sala de atendimento clínico e comunicação. Os alunos poderão acompanhar todos os procedimentos médicos de uma outra sala / Foto Assecom Ufersa

Autoridades acadêmicas, professores e alunos da Medicina durante a inauguração do primeiro bloco do curso / Foto Assecom Ufersa

Por fora, o prédio segue o padrão de todas as novas estruturas da Ufersa, por dentro, vem a diferença. O novo Bloco de Laboratório de Habilidades Médicas do curso de Medicina da Ufersa em Mossoró foi construído para abrigar ensino, atendimento à população e as tarefas administrativas do curso.

O primeiro prédio voltado totalmente às atividades da Medicina foi inaugurado nesta segunda, dia 10, pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos; pelo vice-reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto; e pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o professor Rodrigo Costa. Representando os docentes, estavam o chefe do Departamento de Ciências da Saúde, o professor Lázaro Souza; e a coordenadora do curso, a professora Tammy Rodrigues. O estudante da primeira turma, Jonnathan Vianna, representou os discentes.

O engenheiro Cleyton Kleber Dantas, superintendente de infraestrutura da Ufersa, explicou detalhes do novo prédio, esclarecendo que houve um grande diálogo com a equipe do curso para deixar a estrutura mais funcional às atividades da Medicina.

O bloco tem 1.341,91 m² de área construída e conta com laboratórios de habilidades médicas, laboratórios de simulação, salas de apoio, almoxarifado, copa, laboratórios de habilidades e comunicação, salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, sala de espera e triagem, auditório (para cerca de 90 pessoas), depósitos, banheiros coletivos e banheiros PNE.

O total do investimento foi de R$ 2,3 milhões provenientes de emendas de bancada. “Aqui ressaltamos o nosso agradecimento a bancada do Rio Grande do Norte pelo apoio à construção deste primeiro bloco de Medicina e também por outros investimentos aplicados na Ufersa”, destacou o Reitor. Ainda segundo Arimatea, a Universidade também já investiu cerca de R$ 6 milhões em equipamentos para o curso.

Projeto do Complexo da Medicina. O Primeiro Bloco de Habilidades (a esquerda) foi finalizado. O segundo bloco (a direita) está sendo construído. Já o terceiro bloco (o do centro) será licitado / Imagem SIN

O novo prédio da Medicina já começou a ser utilizado pelos alunos das primeiras quatro turmas que estão em atividade na Ufersa. Além de oferecer mais espaço e conforto aos estudantes, professores e técnicos, o novo bloco também vai proporcionar mais conforto a população que será atendida nos ambulatórios clínicos. Ao todo, 11 salas foram construídas com essa finalidade.

O bloco de habilidades médicas é só o primeiro dos três prédios planejados para o curso de Medicina. O segundo prédio já começou a ser construído e deverá ser entregue, no máximo, em um ano, garantiu o reitor. “Queremos tranquilizar que a construção e entrega do segundo bloco estão garantidas porque todo o recurso para a obra já foi empenhado”, falou Arimatea.

O vice-reitor da Ufersa, o professor José Domingues Fontenele Neto, ressaltou o esforço da Universidade em ampliar sua infraestrutura mesmo diante de um cenário de crise e de incertezas. Segundo ele, o planejamento inicial era contar com 80 professores e 15 técnicos só para atuar no curso de Medicina, mas esses números ainda não foram alcançados por completo. “Estamos trabalhando para garantir e dar toda qualidade e infraestrutura para a Medicina e os demais cursos da Universidade. Na Medicina, atualmente, contamos com cerca de 50 docentes, ainda esperamos as vagas dos técnicos, enquanto isso a Universidade conseguiu terceirizar  e contratar auxiliares de saúde para as atividades do curso”, ressaltou Domingues.

Pelo que foi projetado, o complexo médico da Ufersa ainda deve contar com um terceiro prédio voltado mais à área administrativa e à salas de professores. Segundo o reitor, a Universidade está trabalhando para licitar a obra e, ao mesmo tempo, está buscando fonte de recurso para garantir a construção e também a entrega da unidade. “A nossa gestão vai até setembro de 2020 e entregar todo o complexo da Medicina é uma meta que estamos trabalhando para alcançar”, afirmou.

Alunos e professores da Medicina da Ufersa. O total do investimento no novo prédio foi de R$ 2,3 milhões provenientes de emendas de bancada / Foto Assecom Ufersa