Ufersa mostra compromisso com o Meio Ambiente

Responsabilidade Social 6 de junho de 2019. Visualizações: 1781. Última modificação: 06/06/2019 12:17:08

Na Semana do Meio Ambiente à Ufersa recebe estudantes de outras instituições para conhecer os projeto e programas voltados para a preservação/Foto: Cedida

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido mostra exemplos de sustentabilidade e do compromisso institucional com a preservação do meio ambiente. São inúmeros os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvendo atividades e ações voltadas para essa questão, como por exemplo, o Programa Ufersa Ambiental, que desenvolve ações de sustentabilidade distribuídas em cinco áreas temáticas: eficiência energética, economia de água, gestão adequada de resíduos, arborização do campus universitário e educação ambiental. São ações que juntas visam reduzir os impactos ambientais negativos da Instituição no uso dos recursos naturais. Confira: https://ambiental.ufersa.edu.br/

Bosque do Juazeiro, palco para as ações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Cedida.

Outro exemplo é o Projeto Caatinga, realizado em parceria com a PETROBRAS, estando voltado para a criação de tecnologia e informações sobre plantas da Caatinga. Iniciado em fevereiro de 2017, essa iniciativa visa à criação de referenciais para orientar a implantação e o monitoramento de projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) pelas atividades relacionadas à extração petrolífera;  além de outros benefícios técnicos, econômicos e sociais. Atualmente, o Projeto Caatinga realiza pesquisas científicas com 15 espécies arbóreas nativas do bioma caatinga. Confira: https://projetocaatinga.ufersa.edu.br/especies-arboreas/

No campus sede, em Mossoró, a Ufersa dispõe do Setor de Mudas com a produção e doação de espécies nativas e frutíferas. Nos últimos dez meses, o setor produziu 7.600 mudas, tendo sido doadas desse total, 6.200 plantas. Segundo o chefe do Setor de Mudas da Ufersa, o engenheiro agrônomo Giorgio Mendes, 62% das plantas doadas pela instituição são frutíferas. “O Setor passou por uma reestruturação para melhor atender a grande demanda de pessoas que buscam a Universidade para adquirir as mudas”, frisou. As mudas doadas são para estudantes e servidores da instituição e doações externas. Giorgio frisa que o setor é autossuficiente na produção de adubo orgânico.

Estudantes da escola 30 de Setembro visitam Setor de Mudas/Foto: Passos Júnior

Outro ponto positivo é o caráter educativo. “Diariamente recebemos visita de escolas da região que trazem os seus alunos para conhecer a nossa produção”, frisou. Com o advento da Semana do Meio Ambiente essa atividade foi intensificada chegando o setor a triplicar o recebimento de visitas. Nesta quinta-feira, 06, foi a vez dos estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual 30 de Setembro, localizada no Conjunto Abolição IV, em Mossoró. “Acreditamos que uma visita como essa estimula os estudantes para perceber a importância das plantas para com o meio ambiente”, afirmou o professor Hilderlan dos Santos, supervisor pedagógico da Escola 30 de setembro.

Os estudantes do ensino médio também conheceram a experiência do Programa Horta para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Universidade na Escola Francisca Martins de Sousa, que funciona nas dependências da Ufersa, com o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Atualmente, o Programa acontece em três escolas de Mossoró e no Centro de Atenção Psicossocial (Capsi). Confira AQUI outras atividades realizadas pela Ufersa na Semana do Meio Ambiente.