S.O.S Abelhas recepciona estudantes da Escola Eliseu Viana para ação educativa na Ufersa

Responsabilidade Social 3 de junho de 2019. Visualizações: 1051. Última modificação: 03/06/2019 16:22:14

Mais de 100 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Eliseu Viana vivenciaram uma aula diferente na tarde desta segunda-feira, dia 03 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Eles foram recepcionados por professores e estudantes de graduação e pós-graduação que integram o Projeto de Pesquisa “S.O.S Abelhas: preservação e ações educativas”.

A iniciativa visa receber na universidade estudantes da rede pública de ensino para conscientização sobre a importância das abelhas. Trata-se de uma aula de educação ambiental a fim de familiarizar os alunos e professores sobre os cuidados preventivos e redução de danos do impacto negativo das ações do homem nas abelhas.

Os pesquisadores alertam que a apicultura do mundo enfrenta o desafio de conter o desaparecimento em larga escala das abelhas. Elas têm o papel insubstituível no processo de polinização em cerca de 70% das culturas agrícolas. As amêndoas, por exemplo, dependem exclusivamente delas para a polinização.

A consequência deixada pelo desaparecimento das abelhas está no aparecimento de doenças, pragas, fungos, ácaros, vírus e até mudanças climáticas e déficit nutricional. Em uma tarde de atividades lúdicas e educativas, as crianças foram ensinas como podem contribuir para reverter esse quadro.

Ricardo Gonçalves é estudante de pós-graduação no programa de Ciências Animais da Ufersa e integra a equipe do projeto. “Aqui as crianças viram a importância das abelhas para o meio ambiente, se familiarizaram com a questão em uma aula diferente sobre ecologia”, diz ele demonstrando a satisfação da equipe com a iniciativa.

O projeto é liderado pela professora Katia Peres Gramacho e tem a consultoria do professor Lionel Segui Gonçalves. “Se contemplarmos a natureza com olhos abertos, perceberemos que milhares de plantas e animais dependem das abelhas”, alerta o professor. A missão é estender a iniciativa ao máximo de outros jovens estudantes. Outras escolas já estão cadastradas para participar das atividades educativas na Ufersa.

Projeto S.O.S Abelhas recebe estudantes da rede pública de ensino. | Foto Assecom/Ufersa