Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Aluna da Ufersa integra equipe premiada em evento nacional de Engenharia Florestal

Estudante, Reconhecimento 30 de maio de 2019. Visualizações: 1809. Última modificação: 31/05/2019 12:05:45

Estudantes do curso de Engenharia Florestal Sara Nogueira e Cleyton Santos representando a Ufersa no Programa Talento Florestal 2019. Foto: Cedida.

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) conquistou mais um reconhecimento nacional. A estudante da graduação, Sara Sebastiana Nogueira, é uma das integrantes da equipe premiada em 3º lugar no Programa Talento Florestal, evento realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa Malinovski, nos dias 20 a 22 de maio, em Curitiba. O evento convocou estudantes dos 25 melhores cursos de Engenharia Florestal do Brasil. A Ufersa foi representada pela aluna Sara e pelo aluno Cleyton Santos. O Talento Florestal é um programa dedicado à integração entre os melhores estudantes brasileiros de Engenharia Florestal com as melhores empresas florestais nacionais tendo em vista o desenvolvimento profissional dos alunos apresentando o mercado de trabalho.

“A Ufersa foi primordial para que essa vitória acontecesse. Dentro dela podemos contar não só com auxílio financeiro, mas também com a motivação dos nossos professores e amigos de curso que nos incentivam e ajudam, sem contar que ao longo da graduação podemos nos descobrir dentro dela enquanto empreendedores e parceiros de curso trabalhando juntos. Para mim, a maior conquista foi poder ir e participar do evento, alcançar o terceiro lugar acaba não sendo mérito meu, dentro disto tem muitas pessoas envolvidas que acreditaram e insistiram para que eu pudesse viver tudo isso.  Atribuo essa conquista também a equipe que formamos e o quanto soubemos juntar não só as nossas habilidades, mas também as nossas diferenças”, comemora Sara, que se forma ainda esse semestre e defenderá seu Trabalho de Conclusão de Curso com monografia na área da Tecnologia da Madeira. A estudante tem uma trajetória acadêmica de conquistas que abrange uma premiação em 2011 na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, quando representou o Rio Grande do Norte na Femact Rio+20.

Os dois estudantes passaram por uma primeira seleção com uma entrevista realizada pela Coordenação do curso de Engenharia Florestal da Ufersa. No evento, eles integraram equipes compostas por graduandos de diversas universidades brasileiras. A equipe de Sara foi composta por alunos da UDESC, UNESP e UFLA e o grupo de Cleyton abrangeu estudantes da UFMT, UFSCar e UNESP.

No primeiro dia do evento, os estudantes acompanharam palestras das empresas patrocinadoras e no final do dia ocorreu a divisão das equipes para que os participantes pudessem se conhecer. Em seguida, foi lançado o Desafio Florestal, no qual cada equipe teve que montar uma empresa e elaborar soluções para o problema que foi proposto, explicando os motivos para contratar a empresa por meio da exposição do seu diferencial no mercado. “Durante o desafio tivemos que aprender a lidar com pessoas de realidades diferentes e acima de tudo trabalharmos em equipe”, explicou Sara.

Os estudantes da Ufersa voltaram essa semana para Mossoró e relataram a experiência de participar de um evento deste porte. “Senti muita felicidade em poder estar no meio de pessoas que amam o curso e que se doam de verdade à profissão. Além de trocar experiências e compartilhar perspectivas diferentes”, ressaltou Cleyton. O sentimento foi compartilhado por Sara. “Foi uma oportunidade única de estar presente no meio das maiores empresas do setor florestal e ver que temos oportunidades de atuar nesse setor, podendo também conhecer de perto uma empresa incrível como a Malinovski que desenvolve inúmeros eventos dentro do setor florestal e que nos proporcionou neste evento momentos tão importantes para a nossa carreira”, conclui a estudante.

A dupla conquista do curso ter sido selecionado dentre as melhores graduações em Engenharia Florestal do Brasil e a premiação da aluna Sara está sendo comemorada pelos docentes e discentes da graduação. “É sempre uma honra ver a Ufersa representada em eventos de importância nacional, mas especificamente o curso de Engenharia Florestal ficou extasiado ao ter sido convidado para participar do Talento Florestal. Isso porque somente os 25 melhores cursos do Brasil foram convidados a mandarem discentes para representá-los. O convite em si, já foi um reconhecimento para o nosso curso conceito 4 no ENADE, que colocou a Ufersa como uma de apenas quatro universidades nordestinas selecionadas. E dois de nossos discentes aceitaram esse desafio de ir até Curitiba, na época de frio, e nos representaram com a seriedade e dedicação que nos muito orgulha. E quando achávamos que não poderia ser melhor, recebemos ainda a notícia que a equipe da qual a nossa discente Sara Nogueira participou foi premiada com a terceira colocação no desafio lançado pelo evento. Sara sempre foi uma aluna excepcional dentro de toda sua trajetória no curso e merece todas as glórias que mais esse destaque irá gerar em sua carreira”, comemora o coordenador do curso, professor Vinicius Gomes de Castro, complementando que a vitória da estudante também é uma vitória do curso, pois reflete o tipo de profissional que a Engenharia Florestal e a Ufersa desejam entregar ao mercado: “alguém que saiba trabalhar em equipe e que, mesmo com dificuldades da região semiárida, está apto a competir com qualquer Engenheiro(a) Florestal formado em qualquer lugar do Brasil e, por que não, do mundo”, ressalta ele.

De acordo com o professor esse reconhecimento é de grande relevância, pois o Talento Florestal é um evento nacionalmente conhecido por ser uma forma de integrar os graduandos com as maiores e mais importantes indústrias florestais do nosso país. “Por sermos um curso jovem, a visibilidade de ser representado diante o mercado torna-se ainda mais vital, já que muitas vezes sofremos por estar fisicamente longe destas empresas, que em sua maioria estão localizadas na região Sul e Sudeste”, conclui.

Equipe da estudante Sara Nogueira no Programa Talento Florestal 2019. Foto: Cedida.
Equipe do estudante Cleyton Santos no Programa Talento Florestal 2019. Foto: Cedida.