
A doutoranda Erica Camila recebendo o certificado de premiação das mãos do presidente do evento, Dr. Marcelo Luz (UFMG), juntamente com seu orientador Dr. Alexandre Rodrigues e a colaboradora Dra. Alexsandra Pereira. Foto: Cedida.
A aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da Ufersa, a médica veterinária Erica Camila Gurgel Praxedes, orientanda do professor Alexandre Rodrigues, foi agraciada com o Prêmio de Melhor Trabalho na Área de Animais Silvestres durante o XXIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, realizado de 15 a 17 de maio na cidade de Gramado, RS. Inicialmente, o trabalho foi pré-selecionado para apresentação oral entre mais de 300 trabalhos inscritos, concorrendo com outros dois finalistas, os quais foram julgados por uma banca formada por especialistas da área reconhecidos internacionalmente.
O trabalho intitulado “Expressão de receptores para o GDF-9 em fragmentos de tecido ovariano de catetos (Pecari tajacu)” é fruto da tese de doutorado defendida pela Dra. Lívia Batista Campos, também sob a orientação do professor Alexandre, em colaboração com os professores Alexsandra Pereira e Moacir Oliveira, todos do PPGCA, e foi apresentado no evento pela doutoranda Erica Camila, que também participou da pesquisa e é uma das co-autoras do artigo. Os estudos fazem parte do Projeto Ovário Artificial desenvolvido em Rede juntamente com pesquisadores da UECE e UNIVASF, aprovado junto à Rede Nordeste de Biotecnologia/CNPq, com um montante em torno de R$ 1.5000.000,00.
Na ocasião, os professores Alexandre Rodrigues e Alexsandra Pereira ministraram palestra a respeito de seus estudos voltados para a conservação de animais silvestres em um simpósio coordenado pelo referido professor. O simpósio também contou com a ilustre participação do Dr. Charles E. Pope como palestrante, um renomado e premiado cientista internacional do Zoológico de Cincinnati, no Estados Unidos, e do professor Dr. Frederico Ozanan, ex-professor da Ufersa, atualmente professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém.