Reitor da Ufersa assina Protocolo de Intenção para Parque Tecnológico

Gestão 17 de maio de 2019. Visualizações: 1385. Última modificação: 17/05/2019 17:01:42

Reitor da Ufersa, José de Arimatea, Assina Protocolo de Intenção para instalação de um Parque Tecnológico em Mossoró/Foto: Passos Júnior

A instalação de um Parque Tecnológico para a Região Oeste começa a tomar forma com a assinatura do Protocolo de Intenção assinado nesta sexta-feira, 17, pelos representantes das três instituições de ensino superior (UFERSA, IFRN e UERN) e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarline. A solenidade aconteceu na sede da Prefeitura de Mossoró. A ideia é aproveitar Mossoró como um polo educacional existente no município. Com a assinatura do termo, o próximo passo será a formalização de grupo de trabalho para a criação do projeto. Além das universidades, vão compor o grupo representantes do poder público municipal, do Sebrae, Sesi, Senai, Fiern e representantes da iniciativa privada.

Prefeita Rosalba Ciarline reconhece potencial das universidades/Foto: Passos Jr

O Parque Tecnológico funcionará como um complexo industrial de serviços de base científica, de caráter cooperativo, reunindo empresas centradas em pesquisa e desenvolvimento. O foco é a aglutinação de ações de empreendedorismo e inovação, promovendo a cultura empresarial, com base na pesquisa científica tecnológica, aproveitando, desta forma, o potencial de conhecimento existente na cidade e, consequentemente, o desenvolvimento regional.

Ao assinar o Protocolo de Intensões, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, ratificou o interesse da Universidade na instalação do Parque Tecnológico, bem como a contribuição da instituição. Na ocasião, o professor revelou que a Ufersa teve aprovado mais um curso de pós-graduação, o Mestrado em Inovação e Tecnologia, curso voltado para a temática do Parque Tecnólogico. A prefeita Rosalba Ciarline reconheceu que o desenvolvimento econômico de Mossoró passa pelas potencialidades que a cidade possui, citando, o sal, a fruticultura, o petróleo e, as universidades, por meios de suas pesquisas, para criação de novas oportunidades. Para a prefeita, o Parque Tecnológico representa mais uma alternativa para o desenvolvimento econômico regional.