Estudantes de Direito da Ufersa recebem menção honrosa em Congresso Científico

Ensino 16 de maio de 2019. Visualizações: 1840. Última modificação: 16/05/2019 14:32:46

Os artigos foram indicados para a publicação na Revista de Direito da UFC/Foto: Cedida

As estudantes do curso de direito da Ufersa, Ana Letícia de Oliveira Bezerra Fernandes, Júlia Gomes da Mota Barreto, Ingrid Nataly Fernandes de Sales, Gabriela Holanda Bessa de Lima e o estudante Vítor Carlos Nunes, receberam menção honrosa por trabalhos científicos apresentados na XIV Semana de Direito da Universidade Federal do Ceará, organizada pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua.

Os artigos foram considerados os melhores dentre os apresentados nos grupos de trabalhos nos quais estavam inscritos e foram indicados para a publicação na Revista de Direito da UFC. Os temas pesquisados pelos estudantes têm relação direta com as experiências e reflexões que obtiveram por meio da extensão universitária no âmbito do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Ufersa, relacionados ao feminismo e ao direito crítico. Os estudantes integram o eixo de Gênero, Diversidade e Educação Popular do CRDH há dois anos.

Gabriela Holanda, do 7º período de Direito da Ufersa/Foto: Cedida

Os artigos, orientados pela professora Gilmara Medeiros, foram construídos como atividade avaliativa da disciplina de metodologia jurídica, ministrada pelo professor Rodrigo Vieira. Na ocasião, os estudantes desenvolveram um projeto de pesquisa que culmina na produção de um artigo científico. Ao final da disciplina, os trabalhos são submetidos à avaliação de uma banca, com vistas ao seu aprimoramento. Esse método de ensino tem o intuito de fortalecer e consolidar grupos de estudos e pesquisas já existentes, bem como de estimular o nascedouro de novos projetos (de extensão inclusive), o diálogo teórico-prático entre discentes e docentes, o aprofundamento dos conteúdos ministrados nas disciplinas, e de criar um ambiente ainda mais favorável à pesquisa jurídica no curso.

Adriele Morais, do 2º período de Direito da Ufersa

Além dos integrantes do CRDH, outras estudantes do curso de Direito da Ufersa, ligadas ao Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (GEDIC) também receberam menções honrosas. Os trabalhos das alunas Milena de Souza Batista, Adriele Jairla de Morais Luciano e Evillin Lissandra Cosme Santana foram construídos sob orientação do Prof. Dr. Daniel Valença. De forma geral, a participação do curso de Direito da Ufersa foi bastante elogiada no evento, não só pela qualidade dos trabalhos, mas pelo desenvolvimento de pesquisas diferenciadas das tradicionais pesquisas jurídicas entre os estudantes.

Milena de Sousa, 9º período de Direito e integrante do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina – GEDIC/Foto: Cedida