No México, Projeto de Cooperação Internacional realiza segunda missão de trabalho

Internacionalização 2 de maio de 2019. Visualizações: 793. Última modificação: 03/05/2019 10:07:04

O Projeto de Cooperação Internacional intitulado “Bem-estar e Farmacocinética de analgésicos em recursos Zoogenéticos do Semi-árido Brasileiro” realizou a sua segunda missão de trabalho com atividades na Universidad Autônoma de San Luís do Potosí, no México, no mês de abril. O projeto faz parte do Programa Geral de Cooperação Internacional – PGCI, financiado pela CAPES.

O objetivo dos projetos PGCI/CAPES é selecionar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias em todas as áreas do conhecimento, além de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. O programa também objetiva selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior.

O objetivo principal do projeto desenvolvido pela UFERSA é atender a demanda regional e nacional desenvolvendo habilidades analíticas no grupo de pesquisa brasileiro de modo que eles estejam prontos para realizar análises de fármacos em fluidos biológicos, utilizando cromatografia líquida acoplada a detectores de espectrometria de massas.

A missão de trabalho foi liderada pelas professoras Valéria Veras de Paula, coordenadora do projeto, e Débora Andréa Evangelista Façanha. O Objetivo das missões de trabalho é colocar os pesquisadores brasileiros em contato com outras instituições estrangeiras, e que destes contatos possam surgir novas parcerias internacionais.

Neste primeiro ano do trabalho, o projeto pode fomentar pesquisas como a tese de doutorado do discente Luã Barbalho de Macêdo e a dissertação de mestrado de Andressa Nunes Mouta, ambos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Ufersa. O projeto também pode enviar para a qualificação o professor Gabriel de Araújo Santos, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O professor fez jus a uma bolsa de pós-doutorado no período de 01 de agosto de 2018 a 29 de fevereiro de 2019 na Universidad Autônoma de San Luís do Potosí no México, através dos recursos da CAPES.

Profa Débora e Profa. José Trinidad. Crédito: Foto Cedida
Profa. Valéria e Prof. José Trinidad | Crédito: Foto Cedida