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Comunicação

Alunas e professor da Ufersa participam de livro sobre Arquitetura e Urbanismo

Pesquisa 2 de maio de 2019. Visualizações: 1222. Última modificação: 03/05/2019 08:27:48

Livro “O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 2”, da Editora Atena.

As alunas Lília Caroline de Morais e Cecília de Amorim Pereira, sob orientação do professor Eduardo Dias, do Grupo de Pesquisa LABCON – Laboratório de Conforto Ambiental e do Projeto de Pesquisa CASA – Conforto Ambiental no Semiárido, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Pau dos Ferros da Ufersa, participaram do livro “O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 2” com o capítulo “Acessibilidade na Residência Universitária da Universidade federal Rural do Semi-Árido”.

O estudo analisa as condições de acessibilidade da Residência Universitária do Campus Pau dos Ferros através da NBR 9050 e do Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas do Ministério da Educação. “Diante dos princípios da Educação Nacional Brasileira, que visam o ensino com igualdade de condição para o acesso e permanência na escola, o Estado deve ser o responsável pelo desenvolvimento dos cidadãos, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho garantindo uma educação de qualidade, conforme o disposto no artigo 3º da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional e o artigo 206 da Constituição Federal. A NBR 9050 (ABNT, 2015) determina as dimensões referenciais como as medidas entre 5% a 95% da população brasileira, que corresponde aos extremos formados por mulheres de baixa estatura e homens de estatura elevada. Esta norma estabelece, ainda, parâmetros de dimensões para cada tipo de atividade a ser exercida por pessoas sem nenhum tipo de deficiência e as pessoas que as apresentam”, explica o docente.

Segundo o Manual da Acessibilidade Espacial para Escolas (2009), do Ministério da Educação, barreiras físicas podem ser elementos naturais ou construídos, que dificultam ou impedem a realização de atividades desejadas de forma independente. É necessário que sejam feitas avaliações acerca das necessidades requeridas, pelas diversas deficiências, antes da elaboração de projetos de construção ou reforma de instituições de ensino, visando eliminar as barreiras que possam impedir a inclusão de todos os usuários aos espaços de educação. Desta forma, o estudo publicado concluiu que no processo de planejamento projetual, da residência, houve a preocupação de cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela literatura dedicada ao assunto.

O livro “O Essencial da Arquitetura e Urbanismo 2” da Editora Atena está disponível para download gratuito no sítio https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/04/E-book-O-Essencial-da-Arquitetura-e-Urbanismo-2.pdf

Capítulo “Acessibilidade na Residência Universitária da Universidade federal Rural do Semi-Árido”, escrito por alunas e professor da Ufersa. Foto: Cedida.
Equipe do Grupo de Pesquisa LABCON - Laboratório de Conforto Ambiental e do Projeto de Pesquisa CASA - Conforto Ambiental no Semiárido, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Pau dos Ferros da Ufersa. Foto: Cedida.