Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professora da Ufersa lança livro sobre Direitos Sociais e Políticas Públicas

Pesquisa 30 de abril de 2019. Visualizações: 906. Última modificação: 02/05/2019 08:38:38

Professora Mara Jales lança livro sobre Direitos Sociais e Políticas Públicas. Foto: Cedida.

A professora Mara Betânia Jales do Santos, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas da Ufersa, lançou o livro “Direitos Sociais e Políticas Públicas: questões contemporâneas”, originado a partir de sua pesquisa de Estágio Pós-Doutoral junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas – GEPP, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), da UERN, tendo como supervisora a professora Márcia da Silva Pereira Castro.

O livro trata sobre a Política Pública de Assistência Social no Brasil nos últimos vinte anos, focalizando os avanços significativos em seu processo de implementação. A obra demonstra também como essa política se depara com obstáculos, como sua minimização em relação a outras políticas públicas, seja quanto ao reconhecimento social enquanto política pública, que no, atual momento de crise, tem sofrido ataques que repercutem em um verdadeiro retrocesso quanto á garantia dos direitos sociais.

Professora Mara Jales. Foto: Cedida.

“As assertivas que sustentam o trabalho são referendadas por meio de revisão bibliográfica sobre as temáticas da crise e da Política de Assistência Social que foi realizada anteriormente por mim. Na análise qualitativa empreendida, restaram evidentes as implicações na implementação de uma política pública de corte social, como da Assistência Social nos marcos da crise do sistema capitalista, quais sejam: restrição de recursos, aumento de demandas versus respostas, discrepâncias entre legalidade e efetividade, sobreposição de programas, e de descontinuidade causada pela alternância de governantes/gestores”, explica a docente que, com a publicação da obra, visa contribuir com a Política de Assistência Estudantil da Ufersa, no sentido de aperfeiçoar  política pública existente na Instituição.

A conclusão da pesquisa apontou que a Assistência Social tem se constituído em um campo de disputa no interior da estrutura estatal, tendo como impacto o recrudescimento dos já frágeis direitos sociais.