Uma década de desafios no sertão central potiguar

Gestão 26 de abril de 2019. Visualizações: 1808. Última modificação: 26/04/2019 10:36:38

Reitor José de Arimatea ressalta o empenho da classe política e da sociedade civil na implantação do Campus da Ufersa no município /Foto: Eduardo Mendonça

Beneficiando mais de 4.600 jovens com o acesso e a permanência no ensino superior, o Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido completa 10 anos com o desafio de ofertar a oportunidade de uma vida melhor por meio da educação. Na última década, muita coisa mudou na cidade. Na noite desta quinta-feira, 25, durante a solenidade comemorativa pela passagem dos 10 anos da Ufersa Angicos, o momento foi de homenagens e agradecimentos às personalidades que contribuíram para a instalação da Universidade no município. A professora Fracimara Villar anunciou a edição de um livro com a história dos dez primeiros anos da Universidade no município.

A Ufersa Angicos foi o primeiro campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido construído fora da sede, em Mossoró. Criado em 23 de dezembro de 2008, teve as atividades iniciadas em no primeiro semestre de 2009, ofertando 300 vagas no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Nos dois primeiros anos, ocupou provisoriamente duas salas nas dependências do Educandário Padre Félix, espaço cedido pela Arquidiocese de Natal. A transferência para a sede própria acontecendo em fevereiro de 2011, ano que foi implantado os cursos de Sistemas de Informação, Computação e Informática e, posteriormente, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e, Pedagogia. Atualmente, a Ufersa Angicos conta com 1.641 estudantes matriculados.

Professor José de Arimatea, reitor da Ufersa/Eduardo Mendonça

Para o reitor José de Arimatea de Matos, a Ufersa cresceu com a instalação do Campus Angicos cumprindo o objetivo institucional de ministrar o ensino superior, desenvolvendo pesquisas e atividades de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. Na ocasião, o reitor definiu Angicos como “cidade símbolo da superação e transformação social por meio da educação” ao associar o município a Paulo Freire, pedagogo de reconhecimento internacional, que no final da década de 60, desenvolveu projeto pioneiro de alfabetização conhecido como “Às 40 Horas de Angicos”, interrompido com o golpe militar e implantação da ditadura no país.

O professor Arimatea também ressaltou o empenho da classe política e, principalmente, da sociedade civil angicana que mais uma vez optou pela educação, aderindo à luta pela instalação da Ufersa na cidade, como alternativa para mudar a realidade da população é o desenvolvimento da região. Para o reitor o Campus Angicos faz jus ao seu pioneirismo consagrando a sua importância no crescimento e consolidação da Universidade. “Hoje, o meu nome é orgulho, orgulho de fazer parte dessa história e, poder olhar para traz com a certeza que certeza foi plantada no lugar e na hora certa”, afirmou.

Professor Arakem Santos, diretor do Campus Angicos/Foto: Eduardo Mendonça

Definindo como ousadia, o diretor do Campus Angicos professor, Arakem Medeiros Santos, classificou a vinda da Ufersa para Angicos. Enumerou dificuldades e conquistas. “Revolução consciente de participação”, citando Paulo Freire, lembrou que o campus foi fruta da mobilização de muitas pessoas se propuseram a revolucionar o ensino da região. “Ousadia em iniciar um projeto sem nenhuma certeza […] Ousadia de ensinar sem todos os recursos necessários […] Ousadia de ensinar e aprender com as diferenças”, pontuou o professor Arakem Santos. “Vamos continuar ousados para lutar pela educação e pela existência do ensino público e de qualidade”. O professor afirmou ainda que os 10 anos do campus não garante o futuro, pois ainda são inúmeros os desafios a enfrentar como a aquisição de pessoal e ampliação da infraestrutura do campus.

Deputado Allyson Bezerra, egresso e servidor da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Egresso da Ufersa como estudante de graduação e mestrado, e também servidor dos quadros da Universidade, o deputado estadual Alysson Bezerra, prestigiou a solenidade comemorativa dos 10 anos da Ufersa Angicos, ressaltando a importância do desafio do jovem chegar, permanecer e concluir o ensino superior. “Precisamos defender a universidade que é a grande incentivadora para um futuro próximo de cada jovem que aqui se encontra”. O deputado ressaltou ainda a importância de se valorizar essa conquista. “O desafio de chegar aqui é grande, mas de permanecer é maior”, citou Allysson Bezerra ao defender melhorias nas políticas públicas de permanência na Universidade.

A solenidade comemorativa, que contou na abertura com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Angicos, foi encerrada com muitas homenagens a professores, servidores técnicos administrativos e terceirizados e demais personalidades que fizeram e fazem a história da Ufersa Angicos, além da entrega das medalhas aos alunos participantes da Gincana Estudantil comemorativa aos 10 anos do Campus Angicos.

Professores e servidores da Ufersa Angicos que foram homenageados na solenidade comemorativa dos 10 anos/Foto: Eduardo Mendonça