Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa dá boas vindas aos novos servidores

Capacitação 16 de abril de 2019. Visualizações: 1250. Última modificação: 16/04/2019 11:18:40

Novos servidores da Ufersa participam se Seminário de Integração promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Foto: Eduardo Mendonça

Servidores técnico-administrativos e professores recém-empossados nos quadros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido participam hoje e amanhã (terça e quarta), do Seminário de Integração dos Novos Servidores, evento promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Ufersa. A abertura contou com a participação do reitor, professor José de Arimatea de Matos, e do vice-reitor, professor Domingues Fontenele Neto. A proposta é levar informações sobre a estrutura e funcionamento da instituição, além de promover a integração entre os novatos. Ao todo, o Seminário conta com 45 participantes dos quatro campi da Ufersa.

Reitor José de Arimatea ressalta importância dos novos servidores das atividades e Conselhos Universitários/Foto: Eduardo Mendonça

“É importante para quem estar chegando que tenham conhecimento sobre a Universidade” frisou o reitor José de Arimatea. A programação, que transcorre até amanhã à tarde, 17, além de apresentar a instituição, abordará temas importantes como o Código de Ética; Regime Jurídico; Rotinas e Processos Administrativos; Sistemas de Informação; Inclusão na Universidade; Atenção à saúde do Servidor; Entidades de Classe e Associações dos Servidores e, Desenvolvimento de Pessoal.

O reitor também ressaltou a importância dos servidores conhecerem e participaram da atualização dos documentos norteadores da Universidade como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI; o Projeto de Política Pedagógica, o PPP; o Plano de Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, o PDTI, o Plano de Logística Sustentável, o PLS; entre outros, além dos Conselhos Superiores da Universidade.

Ao falar aos novos servidores, o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Esaú Castro de Albuquerque Melo, enalteceu a importância do trabalho do servidor público. “A estabilidade não é uma benesse da categoria, existe uma prerrogativa para isso que é o papel de fiscalizador enquanto servidores de uma instituição que presta serviço à sociedade”. Para Esaú é responsabilidade dos servidores desmistificar a imagem erronia que muitas pessoas têm sobre a atividade pública. “Exercemos nossa atividade com compromisso e muita responsabilidade” frisou.

Vice-reitor Domingues Fontenele ressaltou a importância dos Sindicatos e Associações na luta de classes/Foto: Eduardo Mendonça

O vice-reitor Domingues Fontenele lembrou o momento delicado em que passa o serviço público com a ameaça de terceirização nos mais diversos segmentos públicos e alertou os ingressantes sobre a importância da luta de classe. “Existe a necessidade de uma participação mais efetiva nos sindicatos e associações, do engajamento nas discussões em defesa das categorias com vista à melhoria da qualidade do trabalho”, afirmou. O professor alertou para o problema do déficit da previdência que vem sendo responsabilizado para o serviço público e, as universidades como doutrinadoras do pensamento. “Agente precisa mostrar que não é bem assim, que a universidade tem a sua importância e que o serviço público exerce papel de grande valia na sociedade”.

Professor Felipe Leite

Para o servidor Felipe Torres Leite, professor do Campus Pau dos Ferros, ingressar nos quadros da Ufersa como docente tem uma importância maior por ele ter sido aluno egresso da instituição na graduação e mestrado, além de natural da cidade de Pau dos Ferros.

“É muito gratificante trabalhar na Ufersa, uma instituição onde tive toda a minha formação, além do compromisso de estabelecer o desenvolvimento social no semiárido é um fator estimulante nesse trabalho”, opinou. Ainda segundo o professor o Seminário de Integração tem a sua importância ao propiciar aos novos servidores conhecimentos técnicos sobre o funcionamento da instituição. “São informações burocráticas de legislação, regulamentos, que vão além da relação professor/aluno”, considerou.

Psicologa Sarah Santos

Há cinco meses na Ufersa como psicóloga, a servidora técnico-administrativa Sarah Santos também considera importante a iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. “É um momento de acolhimento que é importante para os servidores de todas as categorias. Possibilita que cada um se situe dentro do ambiente que irá desenvolver as atividades de trabalho”, considerou. Segundo ela, o Seminário de Integração possibilita conhecer e reconhecer toda a estrutura da instituição. “Acho fundamental para a ambientação dos novatos na universidade”, concluiu.