Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Diploma superior é realidade para 76 jovens da Ufersa Pau dos Ferros

Formatura 10 de abril de 2019. Visualizações: 2193. Última modificação: 10/04/2019 15:08:17

Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, concede grau a 76 novos bocharéis do Campus Pau dos Ferros/Foto: Yuri Rodrigues

Após uma árdua jornada, 76 jovens conquistam o diploma de graduação superior no Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A solenidade de Colação de Grau, realizada na noite desta terça-feira, 09, encheu de orgulho os formandos e seus familiares com a conquista do sonhado diploma universitário. São bacharéis em Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação e nas Engenharias Civil, Computação e, Ambiental e Sanitária que estão aptos para o mercado de trabalho. Para os formados em C&T e T&I, o compromisso maior é com o segundo ciclo. São mais dois anos em um dos 15 cursos de engenharias ofertados pela Ufersa.

Esse é o caso da bacharela em Tecnologia da Informação, Camila Perin de Carvalho, que vai continuar em Pau dos Ferros para cursar Engenharia de Software. “Representa um passo muito importante para a minha formação acadêmica. Daqui pra frente é continuar aproveitando o que a Ufersa tem a oferecer e se preparar para o mercado de trabalho”, opinou. Camila é natural da cidade de Coronel João Pessoa, uma pequena cidade da região do Alto Oeste  que possui uma população inferior a 5 mil habitantes.

Os concluintes são dos cursos de Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária/Foto: Yuri Rodrigues

Em cada formando histórias que refletem superação é a importância da expansão territorial da Ufersa. Membro de uma família de pais agricultores, Raimundo Nonato Rodrigues, é o primeiro de 11 irmãos, a entrar e concluir a Universidade. Ontem, ele recebeu o diploma de engenheiro civil. “A Ufersa representa a inserção de uma melhor qualidade de vida para centenas de jovens da nossa região”, resumiu.  Natural de Encanto, outra pequena cidade do Alto Oeste, Nonato elogiou a forma como os professores da Ufersa Pau dos Ferros lidam com os estudantes. “Acredito por ser uma instituição pequena, aqui há uma interação maior entre professor e aluno. Isso é consenso entre todos os estudantes”, afirmou.

Otimista, Tiago Rocha Marques é outro engenheiro civil que está preparado para vivenciar novos desafios. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois a Ufersa me permitiu capacitação para ingressar no mercado de trabalho ou numa pós-graduação”, afirmou. Natural de Pereiro, no Ceará, Tiago também é o primeiro da família a concluir o ensino superior. Essa realidade não é diferente para Caio Sérgio Pereira de Araújo, que veio de Catolé do Rocha, na Paraíba, para se graduar em Engenharia Ambiental e Sanitária. “O sentimento é de felicidade e dever cumprido. Agora é encarar os desafios rumo ao mercado de trabalho, concursos, enfim, fazer valer tudo que aprendemos nessa jornada”, resumiu.

Jéssica Lopes, oradora das turmas concluintes/Foto: Yuri Rodrigues

DISCURSOS – O sentimento de agradecimento também prevaleceu nas palavras da oradora das turmas, Jéssica Rafaelly Almeida Lopes, concluinte do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. “Nossa gratidão ao bom Deus por ter cuidado de cada detalhe até aqui”, proferiu. A oradora também ressaltou a importância do Programa de Permanência Acadêmica oferecido pela Universidade que permite a permanência da maioria dos estudantes concluírem o curso. “Muito de nós somo filhos de agricultores, dona de casa, pedreiros, beneficiários do Programa Bolsa Família e vimos nos estudos à oportunidade de crescer em busca de um futuro melhor e o Programa nos deu o suporte necessário para chegar até aqui”, pontuou.

A oradora lembrou passagens marcantes vivenciadas como as competições, projetos de pesquisa e extensão, as aulas de campo e visitas técnicas e as temidas provas. Por fim, um agradecimento especial aos muitos amigos conquistados. “Amizade é um porto seguro… É partilhar, se igualar e, principalmente, somar!{…} chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado”, discursou Jéssica.

SONHOS – Coube ao professor Otávio Paulino Lavor, escolhido pelos concluintes como paraninfo das turmas, a palavra final aos formandos 2018.2 de Pau dos Ferros. Aos afilhados, o professor Otávio falou sobre a importância dos sonhos como um “ideal para dar sentido à vida”.  Assim, os sonhos funcionam como uma chave para o propósito, o “princípio na tomada de decisões e prioridades”. O professor lembrou que para quem “não tem sonhos, qualquer coisa serve e qualquer coisa pode ser complicada” e, aconselhou “sonhem, tracem metas, estabeleça prioridades e corram riscos para executar seus sonhos”.

O paraninfo também aconselhou aos afilhados para não se abalarem com as frustações, pois são nelas que “podem estar as melhores oportunidades de sucesso” e, prosseguiu “faça dos sonhos um objetivo que viverás em abundância de bons resultados {…} O tempo investido nos estudos te fortalece para os desafios da vida que é uma série de objetivos, sonhos, cantos e encantos… enfim, bons resultados”, concluiu o paraninfo Otávio Lavor.

Professor Ricardo Melo, diretor da Ufersa Pau dos Ferros/Foto: Yuri Rodrigues

PROFISSIONALIZAÇÃO – Com o diploma em mãos, os 76 concluintes veem a concretização da tão sonhada formatura. A turma de concluintes é a maior da história do Campus Pau dos Ferros, totalizando 424 graduados desde a primeira colação de grau. Os cursos já avaliados tiveram conceito 4, numa faixa de avaliação que vai até 5. No próximo semestre estarão ingressando na Ufersa Pau dos Ferros mais 200 discentes o que levará o campus ultrapassar a marca de mais de 1.300 estudantes matriculados nos 07 cursos oferecidos pela Ufersa no Alto Oeste.

O diretor do campus, professor Ricardo Paulo Fonseca Melo, afirmou que os números indicam a consolidação da Ufersa Pau dos Ferros. “Nossos estudantes podem atuar nos 55 projetos de extensão e 14 projetos de pesquisas que buscam o desenvolvimento regional”, ressaltou o professor Ricardo Melo.

Tássio Costa, de concluinte de C&T, recebe do reitor e do paraninfo Menção Honrosa pelo desempenho no curso/Foto: Yuri Rodrigues

Para o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, é evidente a contribuição da Universidade para o desenvolvimento de Pau dos Ferros é de toda região, aproveitando a presença do prefeito Leonardo Nunes Rêgo para agradecer as parcerias firmadas entre a Ufersa e o executivo municipal.

O reitor também parabenizou os concluintes e seus familiares pela conquista e ressaltou os esforços desempenhados por toda equipe da Ufersa para melhoras as condições do campus fora da sede, citando, o restaurante universitário, a moradia estudantil e, em breve, a inauguração do segundo bloco de professores, um bloco de laboratórios e uma quadra poliesportiva. “Agradeço a cada um por ter escolhido a Ufersa, que a partir de agora vocês a levaram para o resto de suas vidas com momentos e histórias inesquecíveis”, afirmou encerrando a solenidade de formatura.

Denise Kauanny rece Mensão Honrosa pelo desempenho no curso de C&T/Foto: Yuri Rodrigues