Emoção marca Colação de Grau em Mossoró para concluintes em 21 cursos

Formatura 8 de abril de 2019. Visualizações: 2432. Última modificação: 08/04/2019 15:53:46

Solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de graduação da Ufersa no semestre 2018.2. Crédito: Yuri Rodrigues/Assecom/Ufersa

Mais de 2.600 pessoas entre familiares e amigos lotaram o auditório do Centro de Exposições de Mossoró Eneás Negreiros – Expocenter, para acompanhar a cerimônia de Colação de Grau do semestre letivo de 2018.2 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que concedeu título por conclusão no ensino superior a 337 formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Educação do Campo, Medicina Veterinária, Zootecnia; as turmas Integral e Noturno de Ciência e Tecnologia; as engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, Pesca, Petróleo, Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química.

A solenidade iniciou-se com a composição da mesa de honra, que recepcionou a leitura nominal dos professores homenageados em cada um dos cursos e, na sequência, o cortejo dos concluintes, acompanhados por seus padrinhos e madrinhas. Após abertura oficial da sessão solene, o pró-reitor de Graduação, professor Rodrigo Nogueira de Codes, apresentou os concluintes.

O momento formal antecedeu a leitura do solene juramento, lido pela formanda Murianny Katamara Silva de Oliveira em nome de todos os colegas: “Prometo no exercício da minha profissão, consagrar o melhor do meu espírito e o máximo das minhas energias ao desenvolvimento da humanidade”, dizia parte do texto, que fora respondida, de pé e com o braço direito estendido, em coro, com o “Assim Prometo”.

Na sequência, um dos momentos mais importantes da assembleia aconteceu com a outorga do grau aos formando pelo reitor José de Arimatea de Matos. Um representante de cada curso se postou em frente à mesa diretora e, representados pela concluinte Giuliana Andreza Figueiredo Gil Gomes, fora feita a leitura da requisição do grau, simbolizada pelo uso do capelo.

Os estudantes que se destacaram pelo desempenho acadêmico durante a permanência na universidade receberam um reconhecimento a mais por meio da menção honrosa, concedida a 16 concluintes que obtiveram índice de eficiência acadêmico superior a 9.

Discursos –

Os momentos mais emocionantes da noite ficam sempre por conta dos discursos. O concluinte Rodolfo Martins Formiga Fernandes foi o primeiro a ocupar a tribuna e proferir seu discurso como orador oficial da solenidade. “Não importa quanto tempo e esforço foi necessário, o que importa é que estamos aqui, orgulhosos, reconhecidos pelos professores. É imensamente gratificante ver que outras pessoas estão felizes por que estamos felizes, isso também é uma grande forma de dizer que nos amam”, ressaltou ele em gratidão a todos que contribuíram com a trajetória.

Escolhido paraninfo geral das turmas, o professor João Liberalino Filho discursou destacando a função social e humanista da Ufersa na vida de cada um dos que passam por ela. “A universidade deve contribuir na busca pelo desenvolvimento desta sociedade. Desenvolvimento tomado aqui, não em seu sentido meramente econômico ou de aumento de riquezas materiais, mas em seu sentido mais amplo e naquele que eu acredito, como educador, que significa qualidade de vida, soberania, dignidade, liberdade de expressão, direito à diversidade, a um ambiente saudável, educação de qualidade, saúde, segurança…. Em resumo: cidadania”.

Os pais também foram homenageados com carinho pela dedicação e apoio na vida acadêmica dos concluintes. Aos pais presentes, a concluinte Raísa Pereira de Sousa, do curso de Engenharia de Produção, disse palavras de gratidão. A memória dos pais ausentes foi lembrada com emoção pelo concluinte Victor Gurgel Pessoa, do curso de Agronomia.

O reitor, professor José de Arimatea Matos, destacou a grandeza da noite para vida dos estudantes e para a instituição. “A solenidade de colação de grau é um dos mais belos momentos da jornada de um estudante, além disso é um momento de magnitude da instituição de ensino, quando dirigentes, servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados, pais, alunos, familiares e amigos externam seus sentimentos para provar que a missão foi cumprida e o esforço valeu a pena!”, disse ele.

Ele ainda destacou a jornada que segue a partir de agora. “Vocês são vencedores, mas a caminhada continua e de cabeça erguida enfrentem as próximas batalhas que virão, lutem, estejam no caminho do bem, se coloquem em prol de uma humanidade mais justa e fraterna, sejam éticos, se doem para um mundo melhor”, desejou ao anteceder o encerramento da cerimônia.

Estiveram no dispositivo de honra presidido pelo reitor, o vice-reitor da Ufersa, professor José Domingues Fontenele Neto; o pró-reitor de Graduação, professor Rodrigo Nogueira de Codes; Aldo Fernandes, secretário de Planejamento do Município, representando a prefeita Rosalba Ciarlini; professor Hélio Henrique Cunha Pinheiro, diretor em exercício do Campus Mossoró do IFRN; professor Esdras Marchezan, representando o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes Ribeiro Neto; professora Érika Fernandes Benjamim, diretora acadêmica da Faculdade Diocesana de Mossoró; Ângela Maria Rodrigues de Oliveira Pereira, ouvidora da Faculdade Nova Esperança – Facene; Alyson Bezerra, deputado Estadual, além dos diretores e diretoras dos cinco Centros do Campus Sede, em Mossoró, e dos diretores dos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.