Projeto de aeronáutica para ensino médio encerra atividades com 1ª Competição de Mini Aeronaves

Extensão 28 de março de 2019. Visualizações: 1478. Última modificação: 28/03/2019 11:48:49

Acontece neste sábado, dia 30 de março, a 1ª Competição Phenom de Mini Aeronaves de Baixo Custo, no Expocenter, situado no Campus Sede da Ufersa. O evento marca o fechamento das atividades do Projeto de extensão “Mini competição de aeronaves de baixo custo, dirigida a alunos de ensino médio, como forma de fomentar o interesse pelos cursos superiores de engenharia”. A competição visa proporcionar aos estudantes de ensino médio uma forma de conhecer e experimentar os princípios básicos da aviação e da engenharia, bem como aprender a trabalhar em equipe, pesquisar, planejar e se dedicar para atingir os objetivos necessários ao desenvolvimento do projeto escolhido. O evento é gratuito e aberto ao público.

Oficina realizada durante o projeto. Foto: Cedida.

Durante o projeto, a equipe responsável visitou aproximadamente 30 escolas das redes públicas e privadas de ensino médio em várias cidades do RN, convidando-as para participarem da iniciativa e explicando a oportunidade de experiência que estes alunos teriam. “Por mais que todas escolas tenham demostrado ótima receptividade durante o contato inicial, 13 delas efetivaram a inscrição de equipes de alunos e receberam as oficinas, promovidas pela equipe do projeto, que tratava de apresentar uma fundamentação básica a respeito de conceitos de projeto aeronáutico, além de conceitos de física e aerodinâmica”, explica o docente da Ufersa, Ramsés Otto Cunha Lima, coordenador do projeto.

No dia da competição, os aviões fabricados pelas equipes inscritas serão expostos e passarão por uma avaliação, devendo voar pelo maior tempo possível, em uma área delimitada indoor. Além disso, cada equipe deverá expor um pôster com detalhamentos do seu projeto, os quais serão avaliados, sob forma de questionamentos, pelos membros envolvidos na realização do evento. Para tanto, os alunos participantes deverão ser motivados a trabalhar em equipe para pesquisar sobre as melhores soluções para o projeto da sua aeronave, bem como técnicas de fabricação existentes, além de promover vários testes em seu protótipo, unindo a teoria e a prática em uma aplicação de engenharia desafiadora. Assim, pretende-se fomentar no aluno de ensino médio do RN o interesse pelos cursos superiores de engenharia, bem como despertar nas mesmas habilidades de trabalho em grupo, proatividade, liderança e ética profissional.

SOBRE O PROJETO – O Projeto “Mini competição de aeronaves de baixo custo, dirigida a alunos de ensino médio, como forma de fomentar o interesse pelos cursos superiores de engenharia” foi desenvolvido com base no Projeto SAE Demoiselle, que já ocorre em São Paulo. O coordenador do projeto, prof. Ramsés, participou ativamente do projeto SAE AeroDesign durante sua graduação em Engenharia Mecânica na UFRN, e continuou mantendo proximidade com o mesmo enquanto professor da Ufersa (agora como orientador). Ao todo, já são 13 anos de convivência com a competição AeroDesign. As alunas bolsistas do projeto, bem como os demais membros que integram a equipe, também são atuais e/ou ex-integrantes de equipes da Ufersa, participante da competição SAE AeroDesign, e outros projetos promovidos pela SAE. Portanto, a equipe de trabalho responsável pela execução do projeto conta com o know how necessário para a condução das atividades e a sanar quaisquer dúvidas que possam surgir por parte dos envolvidos (alunos e professores) das escolas participantes.

Atividade realizada durante o projeto. Foto: Cedida.