Professora da Ufersa toma assento no Instituto Histórico e Geográfico do RN

Servidor 25 de março de 2019. Visualizações: 1333. Última modificação: 25/03/2019 10:30:48

Professora Ludimilla toma posse no IHGRN/Foto: Arquivo Assecom/Ufersa

A professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, tomará posse como sócio efetiva na mais antiga instituição do Estado: o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A professora vai ocupar a Cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros. A posse vai acontecer na próxima quinta-feira, 28, às 19h, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, localizado na Rua da Conceição, 615, na Cidade Alta. Além da professora Ludimilla Oliveira, tomarão posse no IHGRN outras 12 personalidades intelectuais.

A indicação ao Instituto Histórico e Geográfico se deu pela  trajetória escrita da professora acerca do Rio Grande do Norte, por meio de duas obras: O olhar da águia para o Rosado da Caatinga, que versa a essência de um problema ambiental em Governador Dix Sept Rosado e, De repente tudo mudou de lugar, obra que retrata a gentrificação espacial na cidade Mossoró. Além, dessas obras a inserção no mundo acadêmico da ciência, academia de imortais.

Atualmente, a professora integra a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais, ocupando a cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt-Un Rosado, além de fazer parte da  Associação Literária e Artística das Mulheres Potiguares, da Associação de Escritores de Mossoró, e sócia correspondente da União Brasileira de Escritores no Rio de Janeiro. “Tenho publicado antologias que já vem sendo divulgadas em 24 países,  além das publicações de caráter acadêmico e científico”, complementou a professora. Ludimilla Oliveira é Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN e, atualmente é Diretora do Centro de  Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Ufersa.

Na ocasião, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte fará uma solenidade especial pela passagem dos seus 117 anos, com o lançamento de um livro pela memória desse transcurso. Na ocasião, a prof. Ludimilla Oliveira fará o discurso em nome dos sócios efetivos que serão empossados na solenidade.

O Instituto é referência histórica em pesquisa e memória do Brasil. A casa da memória foi fundada em 29 de março de 1902, numa sala da biblioteca pública, no Atheneu, sendo criada por um grupo de intelectuais, entre juristas, políticos e funcionários públicos. Conheça AQUI o IHGRN.