Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Ufersa completa 1 ano de atividade

Saúde 21 de março de 2019. Visualizações: 2303. Última modificação: 21/03/2019 12:17:08

O ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa – comemora, neste mês de março, um ano de atendimento com um total de 276 consultas e 72 pré-natais concluídos. O ambulatório foi o primeiro do curso a entrar em atividade e, atualmente, realiza em média 24 atendimentos semanais. Além dele, a Medicina também oferece serviços ambulatoriais nas áreas de Pediatria, Endocrinologia e Reumatologia.

Coordenado pela equipe de professores e médicos, Osvani da Silva Goes Mendes e Tiago Santiago, e pela enfermeira Graciella Jales, o ambulatório recebe pacientes para atendimento ginecológico e gestantes de alto risco encaminhados pela Unidades Básicas de Saúde – UBS – da Zona Leste de Mossoró. “Nós recebemos encaminhamentos das UBS, onde é feita a triagem e classificado o risco gestacional, e quando é uma gestante de alto risco a paciente é direcionada para a Universidade. Nós recebemos gestantes diabéticas, hipertensas, pacientes com lúpus, problemas de coração e de má formação fetal. Além do pré-natal, nós fazemos consultas especializada em ginecologia”, explica a professora Osvani.

Médica e professora da Ufersa, Osvani da Silva Goes Mendes. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.

O ambulatório é um dos principais locais de formação dos estudantes do curso que podem colocar em prática a teoria vista em sala de aula durante os quatro semestres que atuam nos consultórios sob a supervisão dos professores. Durante esse período, os alunos entram em contato com a clínica e conhecem a fundo as grandes áreas da Medicina. “O amadurecimento dos alunos é visível no decorrer desses dois anos”, afirma a professora. Além da prática nos ambulatórios, os alunos também atuam no Hospital Maternidade Almeida Castro durante seus estágios curriculares obrigatórios.

O ambulatório também funciona como um local de formação de especialistas recebendo médicos que estão fazendo especialização em ginecologia e obstetrícia e, logo mais, deverá receber médicos que fazem especialização em saúde da família.

Entre as pacientes atendidas pelos profissionais do ambulatório, está a gestante Damiana Antônia Silva que foi encaminhada à Universidade após sua gravidez ser classificada como de alto risco. “Aqui, eu me sinto muito bem assistida e atendida. Eles fazem tudo que é necessário. O acompanhamento é feito com tudo que a medicina nos propõe hoje”, afirmou. A paciente Maria Elisete também ressaltou o bom atendimento recebido na Ufersa. “Eu fui ao posto de saúde do meu bairro e eles me encaminharam para a ginecologista daqui. Eu vim e gostei muito do atendimento, tanto que estou no retorno e pretendo ir para consultas nos outros ambulatórios da Universidade”.

Enfermeira Graciella Jales. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.

O sentimento de satisfação também é compartilhado pela equipe ambulatorial da Ufersa, como destaca a enfermeira Graciella: “É uma experiência maravilhosa e cada dia de atendimento é um aprendizado diferente. Os pacientes que são encaminhados da rede básica vêm com uma queixa diferente e aqui podemos acompanhá-los e dar resolutividade a cada caso”. A enfermeira também é responsável pela coordenação do Projeto de extensão “Estação Anatômica Itinerante: Uso de simuladores médicos como instrumento incentivador para a prática do parto humanizado a mulheres de Mossoró-RN”, que reúne pacientes antes das consultas para uma conversa em grupo com o objetivo de elucidar diversos temas como: pré-natal e cuidados com o recém-nascido. Dentro do projeto, as participantes também vivenciam as etapas de um parto normal realizado nos simuladores médicos do curso. Graciella explica que os cuidados com as crianças acompanhadas durante o pré-natal continuam com o atendimento no ambulatório pediátrico da Universidade. “A gente acompanha desde a gravidez até depois do nascimento”, afirma.

Projeto do Complexo da Medicina. O Primeiro Bloco de Habilidades (a direita) já está sendo finalizado. O segundo bloco (a esquerda) será iniciado nos próximos dias. Já o terceiro bloco (o do centro) será licitado em 2019 / Imagem SIN

Para os profissionais responsáveis pelo ambulatório, um dos principais fatores para o êxito do primeiro aniversário é o total apoio da Ufersa para o crescimento da infraestrutura e dos serviços oferecidos. Logo mais, os profissionais e pacientes estarão usufruindo da nova aquisição feita Universidade: um aparelho de ultrassom para a realização de ultrassons transvaginais, obstétricos, morfológicos e exames em pacientes de outras áreas. A máquina será um dos novos equipamentos que irá compor o complexo do curso de Medicina. O local abrangerá três prédios: um bloco de Habilidades que já está na fase final e que deve entrar em funcionamento em abril próximo, um segundo bloco que já está sendo iniciado e um terceiro que deve ter sua construção iniciada em 2020. Com a nova estrutura, os atendimentos ginecológicos e obstétricos que são disponibilizados todas as quintas-feiras passam a ser agendados também nas sextas-feiras e novas especialidades ambulatoriais devem ser disponibilizadas.

Conheça o Curso de Medicina da Ufersa.

Conheça o Projeto de Extensão Práticas Ambulatoriais em Libras.