Ufersa renova termo para Coleta seletiva

Responsabilidade Social 15 de março de 2019. Visualizações: 1255. Última modificação: 18/03/2019 11:52:27

Vice-reitor, José Domingues, renova convênio com a Ascamarim para a reciclagem de materiais/ Foto: Carlos Adams

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido dá a sua contribuição para um país mais sustentável. Um exemplo é a coleta seletiva de materiais recicláveis. Nesta sexta-feira, 15, a Universidade renovou por mais dois anos contrato com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró, a Ascamarem. Com o convênio, todo material descartado pela Universidade é destinado à reciclagem. Um abrigo de resíduos foi instalado nas dependências do Campus Sede, em Mossoró, para o acúmulo e separação dos materiais. O maior quantitativo é de papel, mas também tem vidro, plásticos e metal.

Para a bióloga, Cristiane Carvalho, presidente da Comissão para Coletiva Seletiva Solidária da Ufersa, a renovação do contrato com a Ascamarim representa a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado há seis anos. “Desde 2013, estamos trabalhando com a Ascamarim que tem mostrado compromisso para com a Universidade, sem falhas na coleta dos resíduos que são descartados”, afirmou. Atualmente, a Associação beneficia 10 famílias de catadores de materiais recicláveis.

Para o presidente da Associação, Ronaldo Nunes, o convênio representa mais dois anos de trabalho contínuo voltado para manutenção da produtividade na coleta de materiais junto à Ufersa. Mensalmente, a Ascamarem recicla mais de 10 mil toneladas de materiais. Na Ufersa o maior quantitativo é de papel chegando a mais de 300 quilos/mês, quantitativo que sofre variações a depender de acordo com o período letivo.