Plano de Integridade da Ufersa é aprovado pelo Conselho de Administração – CONSAD

Gestão 14 de março de 2019. Visualizações: 2504. Última modificação: 21/03/2019 08:25:21

Em reunião realizada no dia 26 de fevereiro, o Conselho de Administração (CONSAD) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido aprovou o Plano de Integridade da Universidade, conforme decisão CONSAD/UFERSA Nº 003/2019. O Plano é o instrumento de governança pelo qual a Gestão define critérios para adoção de medidas e ações institucionais destinadas a avaliar riscos relacionados à integridade. Destaca-se que, após sua aprovação, os riscos de integridade identificados serão objeto de tratativas do Plano de Gestão de Riscos (PGR) da Universidade.

O documento faz parte do Programa de Integridade, um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança (art. 2º da Portaria nº 1.089/2018 do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU).

Segundo o presidente da Comissão responsável por elaborar o Programa de Integridade da Ufersa, o servidor técnico-administrativo Carlos Eugênio da Silva Neto, o documento visa aprimorar o desenvolvimento da gestão da Universidade e, por conseguinte permitir que esta melhore seus padrões de governança, em observação aos normativos atuais.

“Como ferramenta de Governança e Compliance o Plano de Gestão da Integridade da Ufersa destina-se a orientar aos gestores e, no que couber, aos demais segmentos da comunidade universitária a desenvolver suas atividades e ações com base em critérios de legitimidade, confiabilidade, eficiência e controles relacionados à corrupção, fraudes, conflitos de interesse, nepotismo, práticas de desvios éticos, ilícitos administrativos e demais atividades/ações que ensejem irregularidades de conduta ou que viole os princípios da impessoalidade ou da moralidade. Dessa forma, o presente Plano, representa o documento por meio do qual a Universidade assume o compromisso de adotar medidas e ações que visem prevenir e detectar irregularidades de condutas por parte de seus servidores”, complementou.

O Plano de Integridade da Ufersa também tem como objetivo o fortalecimento das instâncias de integridade da Instituição e a criação de mecanismos de gerenciamento de riscos, com vistas ao desenvolvimento de uma gestão capaz de lidar com incertezas, responder a eventos que representem riscos ao atingimento dos objetivos organizacionais e resolver questões que envolvam possíveis violações éticas.

Acesse AQUI o Plano de Integridade.