Simpósio discute Ecologia e Conservação do Semiárido

Ensino 13 de março de 2019. Visualizações: 1585. Última modificação: 13/03/2019 14:12:47

Abertura do Simpósio de Ecologia foi feita pelo vice-reitor, professor Domingues Fontenelle, que deu boas vindas aos participantes/Foto: Carlos Adams

Com uma vasta programação científica, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido sedia até a próxima sexta-feira, 15, o I Simpósio de Ecologia e Conservação do Semi-Árido. A atividade acontece no Campus Sede, em Mossoró, com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos orais e em banners. “Esse evento se configura como uma reunião de estudantes de graduação e pós-graduação e professores que estão discutindo temas relacionados com a conservação da biodiversidade da região nordeste”, afirmou a professora do curso de Ecologia da Ufersa, Emanuelle Fontenelle Rabelo.

Professora Emanuelle Rabelo, do curso Ecologia da Ufersa/Foto: Passos Júnior

Os trabalhos estão sendo apresentados em cinco eixos temáticos: Ecologia e conservação de ecossistemas terrestres; Ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos; Etnoecologia e conservação e, Educação ambiental. Os eixos refletem a importância do Simpósio por possibilitar a ampla discussão sobre os aspectos que envolvem o semiárido, a conservação e a importância da caatinga que é o ecossistema da região nordeste.

“São novas abordagens de conservações, tendências, pesquisas, bem como dificuldades e soluções de problemas enfrentados atualmente pelos pesquisadores da área, principalmente, relacionados aos aspectos antrópicos e de educação ambiental”, pontuou a professora. As palestras e minicursos são realizadas no auditório Amâncio Ramalho e as apresentações em banners no Hall da Divisão do Registo Escolar, no 1º Andar do Prédio da Reitoria. Além da Ufersa, o Simpósio de Ecologia conta com a participação de estudantes e pesquisadores de Natal, Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí e Goiânia.

Equipe organizadora do Simpósio de Ecologia