Coordenação da Capes debate propostas de Programas de Pós-Graduação na Ufersa

Pesquisa 12 de março de 2019. Visualizações: 862. Última modificação: 12/03/2019 15:00:55

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu nesta segunda, 11, a visita do coordenador da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Marcelo de Carvalho Borba, que veio à instituição ministrar a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

Durante a programação, o coordenador se reuniu com o professor Domingues Fontenele, reitor em exercício da Ufersa, e ambos discutiram sobre a importância das avaliações de Ensino serem mais qualitativas. Segundo Marcelo, o índice de citações da área de Ensino ainda é muito baixo, de modo que este é um dos desafios enfrentados pelos programas de pós em Ensino.

Marcelo de Carvalho Borba, representante da capes, durante agenda na Ufersa. Comunidade acadêmica da Ufersa durante reunião com o representante da Capes, no Gabinete da Reitoria. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

O representante da Capes destacou ainda a importância das universidades públicas e gratuitas, enfatizou o papel da fundação na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e acentuou a importância das avaliações dos programas de pós-ensino, incumbência da Capes.

Estavam presentes na reunião o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves, o professor Mário Martins, da Assessoria Internacional, além dos docentes do Curso de Medicina da Ufersa, Tammy Rodrigues e João Mário, que aproveitaram a oportunidade e levantaram o questionamento sobre qual caminho seguir para a construção de um Programa de Pós-graduação que dialogue as áreas de Educação e Saúde.

O professor Domingues, apresentou um pouco da história da Ufersa, desde sua fundação, passando por sua transformação em Universidade Federal. Atualmente, a Ufersa oferece 42 cursos de graduação, 15 programas de pós-graduação, sendo 3 com cursos de doutorado, o que consolida a contribuição da Universidade em diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Ensino é uma parceria entre Ufersa, IFRN e UERN.