Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Serviço social da Ufersa alerta para prevenção das DSTs/AIDS

Saúde 28 de fevereiro de 2019. Visualizações: 790. Última modificação: 28/02/2019 11:01:21

A campanha é para prevenir os riscos de contaminação com o vírus da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis/Foto: Passos Júnior

O Setor de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da Ufersa realiza nesta quinta-feira, 28, que antecede o reinado de momo, Campanha Educativa voltada para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. A mobilização acontece pela manhã e tarde, a partir das 16h, na Guarita Leste, no Campus Sede, em Mossoró. “A ideia é sensibilizar a comunidade acadêmica para a prevenção das DST’s/AIDS”, afirmou a assistente social da Proae, Dayse Lima. A campanha, realizada em parceria com a secretaria de saúde de Mossoró, acontece com a distribuição de panfletos educativos e preservativos.

Álcool não combina com direção e sexo só com camisinha/Foto: Passos Júnior

As DST’s são infecções transmitidas principalmente por meio do contato sexual (vaginal, oral ou anal) com uma pessoa infectada e sem o uso do preservativo. As mais comuns são o herpes vírus (HPV), hepatite B, sífilis, gonorreia e AIDS. Para as mulheres são principais fatores de riscos a falta de conhecimento, a falta de controle sobre o corpo e a falta de autonomia para decidir sobre o uso da camisinha. Já entre os homens, a dificuldade de aceitação do uso da camisinha e o descuido com a saúde.

Entre os jovens, o sentimento de transgressão e autoafirmação, início cada vez mais cedo da vida sexual, falta de espaço para falar sobre sexualidade e pouca busca aos serviços de saúde. Para os idosos, o risco se concentra no prolongamento da vida sexual sem a devida proteção (camisinha). Além do uso do preservativo, a Campanha alerta também para a ingestão de bebida alcoólica. “É importante ressaltar que bebida não combina com direção uma vez que se coloca em risco a vida pessoal e de outras pessoas”, afirma a assistente social da Ufersa, Carmem Tassiany Alves de Lima.

Campanha pré-carnaval é desenvolvida na Ufersa em parceria com a secretaria de saúde alerta para o perido das DSTs/AIDS/Foto: Passos Júnior