Ufersa Pau dos Ferros comemora 07 anos com reconhecimento da comunidade

Ensino 27 de fevereiro de 2019. Visualizações: 2195. Última modificação: 28/02/2019 08:56:18

Reitor José de Arimatea anuncia melhorias no Campus Pau do Ferros citando a entrega dos Blocos de Professores e Laboratórios e a construção de um ginásio poliesportivo/Foto: Passos Júnior

Há exatamente sete anos, o município de Pau dos Ferros vivenciava a instalação do quarto campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Para marcar a data a comunidade acadêmica se reuniu no Auditório do Centro de Convivência. Hoje, a Ufersa Pau dos Ferros conta com infraestrutura adequada para receber estudantes de toda a Região Oeste do Estado, bem como de municípios vizinhos, que nutrem o sonho de cursar uma universidade. A solenidade contou com a participação da Orquestra Filarmônica Pauferrense e homenagens a personalidades que contribuem para o crescimento do campus.

Hernandes Maia ressalta o valor da Ufersa na vida dos estudantes/ Foto: Passos Jr

Com 1.272 discentes distribuídos em sete cursos (Arquitetura e Urbanismos, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação e, Engenharia de Software), o campus representa oportunidade e desenvolvimento. “Muita coisa mudou desde que entrei aqui, me refiro não apenas a estrutura física do campus, mas também no campo pessoal, no meu cognitivo, a minha vida. A Ufersa não tem só paredes, então, hoje comemoramos o rompimento dessas paredes para se levar o conhecimento ao semiárido potiguar”, afirmou o estudante, Hernandes Maia, que também ressaltou o comprometimento dos professores e servidores técnicos e terceirizados que compõem o campus. “São pessoas que contribuem fortemente e grandemente para o crescimento da Universidade”, pontuou.

O certo é que muita coisa mudou e continua melhorando. Ainda neste semestre a Ufersa Pau dos Ferros contará com mais duas estruturas: o bloco de salas de professores e o laboratório. O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos lembrou quando as atividades do campus foram iniciadas, em 2012, eram apenas cinco docentes, sendo três temporários e apenas um servidor técnico-administrativo. “Hoje, temos uma estrutura de pessoal satisfatória para atender mais de 1.200 estudantes, com restaurante e residência universitária e um investimento com bolsas e auxílios que ultrapassa R$ 1,1 milhão mês” afirmou. Aproveitando o aniversário do campus, o reitor anunciou a construção de um ginásio poliesportivo ainda neste ano.

Professor Ricardo Melo, prevê em breve cursos de pós-graduação no Campus Pau dos Ferros/Foto; Passos Júnior

Para o diretor do Campus, professor Ricardo Paulo Fonseca de Melo, além dos projetos de extensão e de pesquisa, a ampliação passa também pela implantação de cursos de pós-graduação. “Estamos com duas propostas que serão enviadas esse anos para a Capes”, adiantou. A Ufersa Pau dos Ferros já conta com o Núcleo de Iniciação Tecnológica e Social e com uma Usina Fotovoltaica.

Ao reconhecer a importância da Universidade, o prefeito, Leonardo Rego, considera a Ufersa um dos orgulhos de Pau dos Ferros. Para ele, a concretização de um sonho que melhorou a cidade e a região. “A Ufersa é parceira da Prefeitura em várias ações como a elaboração do plano diretor, a regularização fundiária, o recadastramento imobiliário e econômico, enfim, temos tido o assessoramento dos professores, bem como a participação dos estudantes em várias de nossas atividades”, afirmou o prefeito ao parabenizar a comunidade acadêmica pela passagem dos sete anos da Ufersa Pau dos Ferros.