Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em primeira reunião com o Governo do RN, Fórum de Reitores discute situação da Fapern e implantação da Infovia Potiguar

Gestão 25 de fevereiro de 2019. Visualizações: 1209. Última modificação: 26/02/2019 08:16:40

Reunião do Fórum dos Reitores do RN com a Governadora Fátima Bezerra / Foto Assecom Ufersa

O Fórum de Reitores das Universidades Públicas do Rio Grande do Norte teve sua primeira reunião com a Governadora do Estado, Fátima Bezerra. O encontro aconteceu na última sexta, 22, em Natal, na própria sede da Governadoria. Estavam presentes os Reitores Arimatea Matos, da Ufersa, Ângela Paiva, da UFRN, e Pedro Fernandes, da UERN, e o Reitor em exercício do IFRN, Márcio Adriano de Azevedo. Além dos representantes do Fórum, participaram do encontro o Vice-Governador, Antenor Cavalcanti, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, da Administração e Recursos Humanos, Virginia Ferreira e da Educação, Getúlio Marques, e também o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN, Gilton Sampaio.

Comitiva presente na reunião / Foto Assecom Ufersa

Nesta primeira reunião, os representantes das instituições apresentaram a proposta do Fórum e relataram a situação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte, a Fapern. O novo dirigente da Fundação, o professor Gilton Sampaio, fez um balanço sobre o que encontrou da Fundação. Segundo ele, houve um abandono governamental com a Fapern.

“Houve um abandono governamental a Fapern em relação a perda de prazo, falta de prestação de contas, falta de pagamento de contrapartida. Estamos pedindo ajuda a cada um. Existe um descrédito em relação a Fapern, principalmente dos pesquisadores”, explicou Gilton.

O professor Gilton adiantou que está levantando informações, dados, e recebendo ajuda técnica para reerguer a Fundação de forma que ela possa voltar a estimular a ciência e a pesquisa no estado. No encontro foi constituída a nova diretoria técnica da Fapern com a presença de um representante da Ufersa, da UERN, da UFRN e do IFRN. O professor Ivanilson Maia, que também estava presente no encontro, será o representante da Ufersa e vice-presidente da Fundação ficando á frente da Diretoria Científica. A UERN ficará a frente da Presidência e Direção Geral, a UFRN ficará com a Direção de Desenvolvimento e Inovação e o IFRN com a Direção Administrativa e Financeira da Fundação

Além dos problemas da Fapern, o Fórum também mostrou os projetos que estão parados que envolvem as instituições com o estado. O exemplo disso é projeto da Infovia Potiguar que pretende interligar várias instituições do estado por meio da fibra óptica oferecendo, entre outros benefícios, internet de alta qualidade. Segundo a reitora da UFRN, a professora Ângela Paiva, já foram investidos R$ 7,5 milhões no ano passado só na Infovia. “É necessário ter esse contato com o Governo para mostrar a importância do projeto e também mostrar a incompletude da iniciativa”, explicou Ângela.

A Governadora Fátima Bezerra reconheceu o caos que se encontrava a Fapern e deu autonomia aos novos dirigentes para reerguer a Fundação, que é vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Fátima também comentou sobre a Infovia. “A Infovia é um programa de governo e é prioridade. Não me conformo em pleno século 21 essa tecnologia da Infovia não está presente nas escolas. Queremos conhecer a fundo o projeto”, explicou a Governadora.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, afirmou que a Fapern é uma entidade de interesse do estado, assim como a pesquisa. Nesse contexto, ele aproveitou para anunciar que esta semana o Governo vai criar a Câmara Setorial da Indústria e, em breve, vai iniciar outra Câmara Setorial, dessa vez com foco a Ciência e Tecnologia.

Segundo Jaime, a ideia é que essas políticas de apoio à pesquisa sejam de estado e não de governo, por isso a necessidade de levar para a assembleia um projeto de lei nesse sentido. Ainda de acordo com o Secretário, existe uma demanda de pesquisa aplicada nas empresas e a Fapern tem e terá um papel importante nessa relação. “Dentro da reforma do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial, o Proadi, vamos arranjar uma receita própria para a Fapern. Uma receita que pode chegar a R$ 2 milhões por ano”, afirmou.

Entre os encaminhamentos do encontro, ficou definida uma nova reunião, agendada para o final de março, que visa tratar mais especificamente da Infovia. A Governadora solicitou ao professor da UFRN, Sérgio Viana Fialho, uma apresentação mais profunda do projeto da Infovia.

“Precisamos manter uma agenda com o Fórum, temos o tema da conectividade e do parque tecnológico, entre outros assuntos. A questão da educação pode e deve trabalhar junto as instituições nos mais diversos campos e não só na formação de professores”, concluiu a Governadora.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, que hoje está frente da presidência do Fórum dos Reitores, reforçou o compromisso das instituições com o Governo do Estado mostrando a importância da educação e da pesquisa para o desenvolvimento do RN. O professor Arimatea finalizou o encontro convidando todos para o workshop sobre a indústria salineira, marcado para o dia 08 de março na Ufersa em Mossoró.

ENCONTRO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE

Reitor Arimatea Matos, Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, e o Reitor da UERN, Pedro Fernandes / Foto Assecom Ufersa

Antes da reunião do Fórum com a Governadora Fátima Bezerra e secretários do Estado, os Reitores da Ufersa, Arimatea Matos, e da UERN, Pedro Fernandes, participaram de um encontro com o Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia. Na pauta estavam a proposta das Policlínicas Estaduais e a gestão do novo Hospital da Mulher de Mossoró.

A ideia da Secretaria é aproveitar as atividades ambulatoriais já em funcionamento na Ufersa e na UERN para serem policlínicas, de forma a aumentar e melhorar o atendimento à população. Nesse caso, o plano é que estas policlínicas sejam integradas ao SUS para dar um maior suporte ao trabalho.

“A ideia é trazer a mesma experiência das policlínicas do Ceará para o Rio Grande do Norte e assim iniciar uma cooperação e formalizar um consórcio com as instituições de ensino. O objetivo é que as policlínicas também estejam pactuadas com os municípios”, comentou o Secretário Cipriano.

Quanto ao Hospital da Mulher, que está sendo construído em Mossoró com previsão de ser entregue em meados de 2020, o estado ainda analisa um modelo de gestão. Segundo a Secretaria, serão 134 novos leitos que ajudarão a saúde do interior com ênfase à saúde da mulher como o próprio nome do Hospital sugere.

O Secretário Cipriano pediu auxílio a Ufersa e UERN para estudar um modelo de gestão para o Hospital. Foram debatidas algumas possibilidades como solicitar essa gestão junto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a EBSERH, que administra os Hospitais Universitários Federais.

Os Reitores explicaram que as instituições têm interesse no Hospital para campos diversos de seus cursos da área da saúde. Segundo eles, as Universidades demandam residência médica, preceptores, entre outras carências que o Hospital pode suprir.

“A proposta é consolidar a parceria e depois construir um grupo de trabalho com outras instituições e com os municípios. O foco é estimular a regionalização da saúde no estado”, afirmou Cipriano.

Nesta terça, dia 26, haverá uma reunião com as unidades regionais de saúde com o objetivo também de iniciar um diálogo com os gestores e formar grupos de trabalho junto as instituições de ensino.

O Reitor da Ufersa, o professor Arimatea Matos, afirmou que a Ufersa estará presente no diálogo, por meio do seu curso de Medicina. O Reitor também colocou que numa eventual parceria ou convênio a Ufersa poderia oferecer bolsas, qualificação e treinamento por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão. A Universidade também poderia ajudar na parte de insumos, depois de uma formalização.