Ufersa e Prefeitura de Mossoró promovem campanha de prevenção ao Aedes aegypti na Vila Acadêmica

Saúde 18 de fevereiro de 2019. Visualizações: 903. Última modificação: 18/02/2019 15:56:28

Em iniciativas anteriores, equipe da Pro-reitoria de Extensão vistoriando as galerias de água pluvial/ Créd: Assecom Ufersa

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE da Ufersa, numa ação conjunta com o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do Bairro Costa e Silva e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró, realiza nesta quarta-feira, dia 20, uma campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na moradia estudantil do Campus Sede, em Mossoró. A ação tem início a partir das 8h30, no Lado Oeste, com a recepção da equipe de multiplicadores que se direcionará para as alas masculina e feminina da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado.

A ação contará com a presença de agentes de endemias do município para a investigação da possível presença do mosquito vetor ou de possíveis criadouros e repassará as orientações sobre os cuidados com o ambiente para prevenção de doenças. A equipe do CRAS Costa e Silva trará também material informativo que será distribuído entre os moradores e transeuntes do Lado Oeste no momento da campanha.

Na mesma ocasião, como parte das estratégias de prevenção e controle das arboviroses, os moradores da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado receberão repelentes adquiridos pela PROAE para cuidados profiláticos da saúde. A escolha da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado como foco da ação nesta quarta-feira tem especial relevância por se tratar de unidades residenciais, onde são mantidos mais de 300 discentes sob a responsabilidade da Ufersa.

“A campanha propõe que cada pessoa abordada seja agente multiplicador que possa atuar de modo preventivo dentro de setores de trabalho, laboratórios e salas de aulas em toda Universidade”, ressalta Deise Darlene Lima de Queiroz, assistente social e uma das responsáveis pela campanha na Universidade. A iniciativa também terá a finalidade de identificar dificuldades e desafios nessa área e fornecer à Universidade recomendações relativas às iniciativas de competência institucional para a eliminação e prevenção de focos do mosquito.

O Aedes aegypti é um dos principais vetores das arboviroses Zika, Dengue e Chikungunya, doenças em larga circulação no Brasil, sobretudo no período chuvoso do início do ano.

No Portal do Ministério da Saúde, acompanhe todas as informações e orientações da luta nacional de prevenção e combate a Dengue, Chikungunya e Zika.
Relembre algumas iniciativa desenvolvidas na Universidade em combate e prevenção ao Aedes aegypti.