O I Encontro Potiguar de Medicina Veterinária, promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, traz para o Estado do Rio Grande do Norte a discussão sobre as diversas áreas que compõe a saúde animal. Durante três dias de intensa programação o evento conta com exposição dos trabalhos, minicursos, apresentação de pesquisas e palestras sobre animais grandes, silvestres e de pequeno porte.
O Encontro reuniu estudantes de diversas instituições de ensino e pesquisa, vindos de diversos Estados a fim de promover o debate e intercâmbio de ideias na região do semiárido. Exemplo disso é a graduanda de Larissa Claudino Ferreira que veio da cidade de Sousa, na Paraíba, onde cursa Medicina Veterinária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
Durante o evento na Ufersa, ela compartilhou o relato de caso sobre a infecção por Dicrocoelium dendriticum, um tipo de verme parasita, em um equino. Ela acompanhou o caso e, em um exame de rotina no animal, foi achado um trematódeo que normalmente é encontrado em ovinos. No entanto, a pesquisa de Larissa encontrou o mesmo parasita em um equino, o que não é comum, sobretudo em um animal jovem e sem apresentar nenhum sinal clínico
O Encontro iniciou na última quinta-feira, dia 7 de fevereiro, e segue até este sábado, dia 9, com uma ampla programação de palestras simultaneamente abordando todas as categorias de animais.