Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Comunidade acadêmica se despede do professor Pedro Fernandes Pereira. Relembre sua trajetória.

Gestão 8 de fevereiro de 2019. Visualizações: 2156. Última modificação: 08/02/2019 11:38:39

Professor Pedro Fernandes Pereira durante atividades acadêmicas na ESAM, em 1985. Crédito: Arquivo Ufersa

Faleceu em Natal/RN na noite desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, o professor Pedro Fernandes Pereira, aos 76 anos. Docente do curso de Agronomia, Pedro Fernandes foi o sexto dirigente à frente da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM.

Foto do professor Pedro Fernandes Pereira está exposta na Galeria dos Ex-Dirigentes, na Sala dos Conselhos. Crédito: Arquivo/Assecom/Ufersa

Ingressou na instituição em abril de 1975 para o cargo de Professor de Magistério Superior como Engenheiro Agrônomo na função de Auxiliar de Ensino, lotado no hoje extinto Departamento de Ciências Sociais. Em abril de 1984 foi nomeado pelo Presidente da República, João Figueiredo, diretor da ESAM, posto que permaneceu até 1988. Ainda nesse mesmo ano, foi designado coordenador de Planejamento, unidade análoga às atuais Pró-reitorias.

Seu legado na Instituição foi solenemente lembrado durante as comemorações pelos 50 anos de ESAM/Ufersa, em 2017, com a criação da Galeria dos Ex-dirigentes na Sala dos Conselhos da Reitoria para acomodar os quadros em memória de todos os gestores.

Professor Marcelo José Pedrosa Pinheiro, que também assumiu a gestão da Esam (2000 – 2004), além de colega de trabalho era amigo pessoal da família. Ele relembra o perfil dinâmico do professor Pedro Fernandes em sala de aula e do gestor pacificador. “Professor Pedro Fernandes assumiu a Instituição em um período muito difícil e conturbado nas relações internas, mas com seu jeito diplomático conseguiu em curto tempo reatar o clima das relações”, destaca.

A lembrança do ex-diretor está também na escolha do seu nome para o Edifício que acomoda as Pró-reitorias de Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento (conhecido como Prédio do Rosadão), no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró. A homenagem está exposta na fachada de um dos prédios mais simbólicas da Universidade.

Lembrado sempre pelo espírito dinâmico e inventivo, além da sua trajetória acadêmica, também assumiu um assento na Câmara dos Vereadores de Mossoró, entre 1989 a 1992, e a titularidade da Secretária da Agricultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Enveredou-se pelo setor empresarial se destacando na produção de camarão. No setor, teve forte atuação na Cooperativa dos Produtores de Camarão Marinho do Estado do RN – COOPERMAM.

O professor Pedro Fernandes Pereira era casado com a senhora Elaine Maria Resende Pereira, também professora aposentada da Instituição, com quem construiu uma família de três filhos.

Em Nota publicada ainda na noite de quinta, dia 07, professor José de Arimatea de Matos, reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, externa condolências e solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho em nome de toda a comunidade acadêmica.

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, o Gabinete da Reitoria instituiu luto oficial de três dias na Universidade em consideração ao “sentimento de pesar e de saudade vivenciados por toda comunidade ufersasiana”. Durante este período, as bandeiras do pavimento da Reitoria permanecem hasteadas a meio-mastro.

Nota de Falecimento.
Portaria UFERSA GAB Nº 0069/2019.
Relembre a inauguração da Galeria dos Ex-dirigentes.
Conheça a História da ESAM/Ufersa.

As servidoras Maria do Carmo Galdino (Mariquinha) e Joana Darc Veras (Darquinha), fizeram o descerramento do quadro de Pedro Fernandes Pereira durante a inauguração da Galeria dos Ex-Dirigentes, em 2017. Créditos: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Edifício que acomoda as Pró-reitorias de Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento (conhecido como Prédio do Rosadão), no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró, homenagem em um dos prédios mais simbólicas da Universidade.