Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Planejar para otimizar recursos

Gestão 1 de fevereiro de 2019. Visualizações: 813. Última modificação: 01/02/2019 11:59:12

Reitor da Ufersa José de Arimatea Matos se reúne com a equipe gestora da Universidade para discutir o Plano Anual de Contratações/Foto: Yuri Rodrigues

A discussão do Plano Anual de Contratações (PAC) centralizou as discussões na manhã desta sexta-feira, 01, com reitor José de Arimatea de Matos e os demais staffs da Universidade Federal Rural do Semi-Árido como pró-reitores, diretores de campi, diretores de centros e superintendentes. A reunião foi conduzida pelas Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento da Ufersa.

O PAC obedece a Instrução Normativa 01, do Ministério da Economia, de 10 de janeiro de 2019, estando à mesma voltada para o planejamento e gerenciamento de contratações. “Já publicamos uma Portaria Interna para esse fim e hoje estamos discutindo a forma de elaborar o planejamento para 2020”, afirmou o reitor José de Arimatea.

Reitor José de Arimatea e o pró-reitor de Administração, Jorge Luiz, apresentam PAC aos demais membro da equipe/Foto: Yuri Rodrigues

A Portaria da Ufersa estabelece a obrigatoriedade da instituição na elaboração do Plano Anual de Contratações de forma integrada com todos os segmentos da instituição. O PAC inclui bens, serviços, obras e soluções de tecnologia, informação e comunicação. O Plano deve ser inserido no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), do Ministério do Planejamento, pela Pró-Reitoria de Administração.

O sistema PGC é uma ferramenta que consolida todas as contratações que o órgão ou entidade pretende realizar no exercício subsequente, acompanhadas dos respectivos estudos preliminares e gerenciamento de riscos, estruturando as informações relativas ao planejamento das contratações dos órgãos públicos ou entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional.

Durante a reunião de trabalho, o pró-reitor de Administração Jorge Luiz de Oliveira Cunha alertou os demais integrantes da equipe gestora da Ufersa para os prazos do PAC 2020. O cadastro de requisições deve ser feito pelas unidades das demandas até o dia 28 de fevereiro. Já o prazo para a consolidação das demandas, a ser feito pela Pró-Reitoria de Administração, o limite é 15 de abril e, o prazo para a análise e envio das demandas ao Ministério da Economia é no máximo o dia 30 de abril.