Ufersa recebe Selo OAB Recomenda pela excelência do curso de Direito

Reconhecimento 31 de janeiro de 2019. Visualizações: 1798. Última modificação: 13/02/2019 19:56:09

Reitor Arimatea Matos recebendo da OAB o Selo de Recomendação pelo curso de Direito da Ufersa / Foto Assecom Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi uma das instituições agraciadas com o Selo OAB Recomenda concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A entrega aconteceu nesta quarta, dia 30 de janeiro, na sede da Ordem, em Brasília. A comenda é fruto do excelente desempenho que o curso de Direito da Ufersa vem obtendo nos exames da Ordem e também no ENADE. Esta foi a primeira vez que a Universidade foi reconhecida com o Selo.

O reitor, o professor José de Arimatea de Matos, recebeu o Selo que é concedido a cada três anos pela OAB. “Apesar de ser novo, com apenas 8 anos de funcionamento, o curso de Direito da Ufersa vem mostrando e comprovando a sua excelência a cada ano. Esse Selo é mais uma grande conquista que veio graças ao envolvimento e ao trabalho dos professores que fazem o curso, junto com os alunos e também a coordenação. Estão todos de parabéns”, comemorou.

Esta é a sexta edição do Selo OAB Recomenda. A Ordem utiliza como critérios para o reconhecimento as instituições que participam por 3 anos seguidos do Exame da OAB com no mínimo 20 alunos. Além do exame disso, a Ordem também usa as notas do ENADE.

O presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, ficou a frente da solenidade e entregou as primeiras comendas. Segundo ele, dos mais de 1.500 cursos de Direitos oferecidos atualmente no Brasil, apenas 161 conseguiram atender os critérios exigidos pela Ordem para conferir o Selo. Lamachia criticou a criação desenfreada de cursos de Direito no país nos últimos anos.

“Muitos cursos sem qualidade foram autorizados a funcionar. Entre 1995 e 2018, nós tivemos um acréscimo no número de cursos de Direito no Brasil que chegam a marca de 539%. Apenas nos últimos três anos, tivemos um incremento de 300 novos cursos jurídicos no país. A má capacitação dos bacharéis em Direito ameaça diretamente o progresso social”, explicou Lamachia.

O Presidente da OAB complementou. “

As faculdades de direito não formam somente operadores de um sistema, formam cidadãos, formam indivíduos que estarão a frente dos destinos da República

Cláudio Lamachia - presidente da OAB
, seja nas instituições públicas, seja no ministério privado da advocacia, seja na digna atividade da docência. Nossa sociedade será norteada inevitavelmente por bacharéis do Direito”.

Além de Lamachia, participaram da solenidade o Secretário Geral da OAB, Felipe Sarmento – que também coordenou a classificação do Selo para as instituições brasileiras – e também Mauro Rabelo, Secretário de Educação Superior do MEC, que realizou a metodologia técnica das instituições avaliadas. “O Selo de qualidade da OAB, ao longo de suas edições, alcançou um patamar de guia da educação jurídica brasileira. Nesse sentido, reiteramos que o Selo não tem o objetivo de promover um ranking entre as instituições que oferecem o curso de Direito. O seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão”, comentou Sarmento.

No Rio Grande do Norte, além da Ufersa, a UFRN e a UERN também receberam o Selo OAB Recomenda.

Reitor representando a Ufersa durante a entrega do Selo OAB Recomenda / Foto Assecom
Reitores do RN contemplados com o Selo. Além da Ufersa, UFRN e UERN também tiveram seus cursos de Direito reconhecidos pela OAB. Na foto Arimatea Matos (Ufersa), Ângela Paiva (UFRN) e Pedro Fernandes (UERN) / Foto Assecom
Comitiva potiguar durante a entrega do Selo OAB / Foto Assecom Ufersa
Auditório do Conselho Federal da OAB lotado com representantes das 161 instituições contempladas com o Selo / Foto Assecom Ufersa