Ufersa promove Curso de Primeiros Socorros com foco em reanimação e uso de desfibrilador para vigilantes e porteiros

Serviços 15 de janeiro de 2019. Visualizações: 1254. Última modificação: 16/01/2019 11:34:02

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Divisão de Atenção à Saúde do Servidor – DASS, promove nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, Curso de Primeiros Socorros com maior foco na massagem de reanimação cardiorrespiratória e uso de desfibrilador. A formação acontecerá das 08h às 11h, no auditório do NEAD, no Lado Leste, tendo como público-alvo os vigilantes e porteiros que atuam no Campus Sede.

O curso visa capacitar o público a realizar manobras e instalação do desfibrilador em pacientes que porventura venham a ser acometidos com paradas respiratórias dentro da Instituição, bem como objetiva disseminar o conhecimento na identificação e socorro, antecipando assim o atendimento em caso de demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), aumentando as chances de sobrevivência do socorrido.

Segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Ufersa, Brenno Dayano Azevedo da Silveira, a Universidade adquiriu dois desfibriladores que serão instalados na guarita principal do lado leste do campus sede e na central de monitoramento, situada no lado leste, e gerida pela diretoria de vigilância. Os locais foram selecionados por serem pontos estratégicos pelo rápido e fácil acesso. “O transporte do equipamento da guarita para o local de uso pode ser feito tanto pelo porteiro quanto pelo vigilante, daí a importância que esses profissionais também estejam preparados para utilizarem o desfibrilador”, ressaltou o engenheiro.