Reitor assina ordem de serviço para construção do 2º bloco de Medicina, reforma do Rosadão e obras de pavimentação na Ufersa

Gestão, Infraestrutura 27 de dezembro de 2018. Visualizações: 2916. Última modificação: 27/12/2018 16:38:59

Projeto do Complexo da Medicina. O Primeiro Bloco de Habilidades (a direita) já está sendo finalizado. O segundo bloco (a esquerda) será iniciado nos próximos dias. Já o terceiro bloco (o do centro) será licitado em 2019 / Imagem SIN

Laboratório de Habilidades Médicas. A estrutura está sendo concluída e deve entrar em funcionamento em abril de 2019 / Foto Yuri Rodrigues

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, assinou na manhã desta quinta, dia 27, a ordem de serviço para a execução de mais três obras importantes na Ufersa. São elas: a construção do segundo Laboratório de Medicina, a recuperação e restauração do Prédio Administrativo, conhecido como Rosadão, e a recuperação da pavimentação de ruas nos quatro campi da Universidade. Acompanharam a assinatura o Pró-Reitor de Administração, Jorge Luiz Oliveira, o Superintendente de Infraestrutura, Cleyton Kleber Dantas, além de representantes das empresas que vão executar os serviços.

O segundo prédio do curso de Medicina será construído ao lado do Bloco de Habilidades, que já está na fase final e que deve entrar em funcionamento em abril, no início do semestre letivo de 2019. Essa segunda estrutura de Medicina vai garantir uma maior acomodação e qualidade ao Ensino do curso. Com investimento de R$ 2,1 milhões, a previsão é que a obra seja entregue no prazo de um ano e o Reitor Arimatea já adiantou que pretende licitar o terceiro bloco da Medicina já em 2019 para começar a construção no início de 2020.

Outra obra importante com a ordem de serviço assinada é a recuperação e restauração do Prédio Administrativo da Ufersa, o popular Rosadão. A estrutura que abriga as Pró-Reitorias de Administração, Planejamento, Gestão de Pessoas, Superintendência de Infraestrutura e o Protocolo, vai ganhar acessibilidade com novas rotas de fuga, escadas apropriadas e recuperação do revestimento externo. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 800 mil na recuperação do Rosadão e a obra deve ser totalmente concluída em 2019.

Fachada do Prédio Administrativo, o Rosadão. / Foto Yuri Rodrigues

Fachada de como ficará a estrutura do Prédio Rosadão. A obra de recuperação vai custar cerca de R$ 800 mil / Imagem SIN

Além dessas obras, o Reitor Arimatea também assinou a ordem de serviço para recuperar a pavimentação nos 4 campi da Ufersa. Em Mossoró, os reparos serão concentrados entre a Guarita do Expocenter até o Prédio Rosadão e do Cepas até o Complexo de Transporte, Patrimônio e Almoxarifado, no Campus Leste. Nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros a recuperação vai acontecer em todas as vias internas. Serão investidos cerca de R$ 600 mil. A expectativa é que o serviço esteja totalmente pronto em 3 meses.

Os recursos para as obras de pavimentação são da própria Ufersa. Já os recursos para as obras do Bloco de Medicina e para a restauração e recuperação do Prédio Rosadão são provenientes de Termos de Execução Descentralizados, os TED’s, que são instrumentos por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos integrantes dos Orçamentos da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora. A aprovação dos recursos se dá mediante apresentação de projetos pela Instituição ao Ministério da Educação.

No mês passado, a Ufersa também utilizou TED’s para ordenar a conclusão das obras do Auditório do Expocenter, da Rede de Gás do Complexo das Engenharias e do Laboratório de Pós-Colheita do Milho. Obras que estavam paradas e que já foram retomadas. “Apesar do orçamento de capital da Ufersa ter ficado baixo, em 2018 buscamos junto ao MEC os TED’s para a liberação dos recursos. Foi um esforço que fizemos e que se deve também a competência da nossa equipe administrativa, de planejamento e de licitações. Daqui fica a nossa gratidão a todos que se empenharam para garantir essas importantes obras para a Ufersa”, comemorou o Reitor.

BALANÇO 2018 – Pelo balanço da Pró-Reitoria de Administração e da Superintendência de Infraestrutura, só em 2018 a Ufersa conseguiu empenhar um total de R$ 7,6 milhões em obras nos 4 campi da instituição.  Além das estruturas já mencionadas acima, a Universidade conseguiu viabilizar esse ano os seguintes serviços: Bloco de Engenharias de Pau dos Ferros, Bloco de Sala de Professores de Pau dos Ferros, Rede Hidráulica de Mossoró, Urbanização da Residência Universitária de Angicos e Letreiros de Identificação.  Para 2019, a Universidade pretende entregar todas as obras que estão em andamento e algumas já concluídas como a Residência e o Restaurante do Campus Angicos. A perspectiva é que esses dois espaços comecem a funcionar no primeiro semestre de 2019.

Rua que dá acesso ao Complexo de Transporte, Patrimônio e Almoxarifado. O trecho terá a pavimentação recuperada / Foto Yuri Rodrigues
Reitor Arimatea Matos assinando ordem de serviço de obras / Foto Yuri Rodrigues