Estudantes participam de Encontro de Mulheres Negras

Estudante 17 de dezembro de 2018. Visualizações: 1035. Última modificação: 17/12/2018 08:57:25

Encontro Nacional de Mulheres Negras, realizado em Goiânia, contou com a participação de integrantes do Coletivo Negras, da Ufersa/Foto: Cedida

Um grupo de Mulheres de Mossoró-RN, formado por mulheres do Coletivo Negras/Ufersa – Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Aprendizagens e Saberes, participou do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil, em Goiânia. A comitiva do Coletivo Negra foi composta pela estudante Maria Auxiliadora do Curso de Educação do Campo da Ufersa, a mestranda Profa Ylana de França, do Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem da UERN e a estudante Ionara Lourenço do Curso de Comunicação Social da UERN.

A ativista pelos direitos civis e movimento negro Ângela Davis, ex-pantera negra, foi uma das presenças no encontro nacional. Para as estudantes foi um momento histórico, conforme afirma Ylana: “A principal importância é saber que não se caminha só. A troca de saberes e experiências foi um dos principais pontos tanto nas mesas-redondas quanto nas rodas de saberes. A comemoração dos 30 anos do 1º Encontro comemora também os espaços que as mulheres negras conquistaram e lembra que ainda existem muitos outros a serem preenchidos”.

Integrantes do Coletivo Negras da Ufersa/Foto Cedida

Um encontro histórico e de celebração, avaliação dos 30 anos do primeiro encontro nacional, que aconteceu em 1988, um marco no empoderamento das mulheres negras. Desde março deste ano, as ativistas participaram de encontros no Estado e refletindo sobre como estão os seus direitos nos lugares onde vivem e em todo o país.
“Foi muito gratificante essa oportunidade de participar dos 30 anos de lutas e resistência das mulheres negras, evento que contou com mil mulheres caribenhas, escritoras, quilombolas, artesãs, catadoras de reciclagem, dentre outras. O evento discutiu racismo e violência, com várias oficinas, amostra de artistas, tranças”, afirmou Maria Auxiliadora, da Licenciatura Educação do Campo da Ufersa.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e esta foi sua décima primeira edição, comemorativa aos 20 anos desta associação. De acordo com Ionara o evento foi “importante pra reorganização do movimento de mulheres negras. O marco do evento como 30 anos atrás foi a celebração e continuidade de toda a luta das mulheres negras, na união e reorganização para que se possa fortalecer e resistir”.

A realização do Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil foi deliberada pelo Fórum Permanente de Mulheres Negras, ocorrido em março de 2018, no Fórum Social Mundial, em Salvador, Bahia. Com o apoio do fundo de investimento social Elas e da ONU Mulheres Brasil, o encontro foi destinado a ativistas e participantes de encontros estaduais e distrital.