Ufersa recebe visita de professor da Pontificia Universidad Católica de Chile

Internacionalização 12 de dezembro de 2018. Visualizações: 723. Última modificação: 12/12/2018 11:35:10

Visita aos experimentos do PPGF. Foto: Cedida.

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – PPGF da Ufersa recebeu nos dias 3 a 7 de dezembro a visita de Samuel Andrés Contreras Escobar, professor da Facultad de Agronomía e Ingeniería Forestal da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC). O docente participou de reuniões com autoridades da Universidade, ministrou a disciplina “Biología e Producción de Semillas de Hortalizas” para discentes do Programa e proferiu, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a palestra “Producción de Semillhas en Chile” para toda a comunidade acadêmica da Instituição. Durante a palestra foram apresentados detalhes da produção agrícola do país sul-americano, com ênfase nos desafios da produção e comercialização de sementes de hortaliças.

Palestra ministrada pelo professor Samuel Andrés Contreras Escobar. Foto: Cedida.

O pesquisador também conheceu os laboratórios e áreas experimentais da Ufersa e foram realizadas visitas a empresas agrícolas da região. Ele também participou de reunião para planejamento de convênio entre as universidades tendo em vista intercâmbios de discentes e docentes e colaboração nas pesquisas. A reunião teve a presença do Reitor, professor José de Arimatea de Matos, do Vice-Reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jean Berg Alves da Silva, do coordenador do PPGF, professor Daniel Valadão Silva e do professor Salvador de Barros Torres. Atualmente, o convênio encontra-se em fase de análise pelas instituições e deve ser assinado no início de 2019.

O coordenador do PPGF, professor Daniel Valadão, considerou muito importante para o Programa e para a Ufersa a visita do professor Samuel e já planeja as próximas ações. “Acreditamos que a visita do professor Samuel serviu de estímulo para que docentes e discentes do programa possam realizar parte de suas pesquisas em parceria com a instituição chilena”, ressaltou. O coordenador também destaca que o planejamento do PPGF é que no próximo ano sejam realizados aproximadamente 10 intercâmbios de discentes para outros países.

Turma da disciplina ofertada no PPGF. Foto: Cedida.
Reunião com reitor e gestores da Ufersa. Foto: Cedida.
Visita aos experimentos do PPGF. Foto: Cedida.