Licenciatura em Educação do Campo comemora conquistas

Estudante 7 de dezembro de 2018. Visualizações: 1716. Última modificação: 07/12/2018 12:53:23

Nos últimos doze meses estudantes da Ledoc/Ufersa marcaram presença em diversas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão/Foto:Cedida

A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ledoc/Ufersa) termina o ano de 2018 com muito a comemorar. Ao longo dos últimos 12 meses se fez representar em eventos acadêmicos e desenvolveu inúmeras atividades junto aos movimentos sociais que lutam pelos direitos dos povos campo.  “Nosso jovem curso tem ocupado vários espaços e consolidado um dos princípios fundamentais das Licenciaturas em Educação do Campo ao promover o saber acadêmico e os saberes dos povos do campo”, reconhece a coordenadora da Ledoc, professora Kyara Vieira.

Ledoc/Ufersa também é destaque no Semic/Foto: Cedida

O saldo positivo, segundo a coordenadora, é motivo para celebrar. “Sentimos muita alegria ao ver o esforço de docentes e estudantes sendo reconhecido, bem como construindo suas trajetórias na pesquisa, no ensino e na extensão. Universitários já capacitando outras pessoas, transformando vidas e espaços, divulgando nossa Ledoc/Ufersa”, afirmou Kyara Vieira.

CONQUISTAS – Começando pela Ufersa, nas premiações do XXIII Semic, a professora Gerciane Maria de Oliveira da Costa ficou em 1º lugar na Categoria de Melhor Projeto de Pesquisa na Área das Ciências Humanas, com o Projeto O patrimônio cultural no contexto das novas ruralidades do semiárido nordestino. “A iniciação científica tem sido fundamental para minha formação e esse prêmio é um reconhecimento da importância do projeto como um todo”, afirmou a bolsista Gionara Bruna Alves de Oliveira, ao receber a premiação, no Semic de 2017.

Projeto de Extensão Jegueteca, da Ledoc/Ufersa conquistou primeiro lugar em Seminário Internacional/Foto: Cedida

As estudantes Maria Eliane de Oliveira Fernandes, Maria José Rufino Batista e Narielly Honorato Lopes foram premiadas com o primeiro lugar com o Projeto de Extensão Biblioteca Itinerante “Jegueteca”, no VI Seminário Internacional de Práticas Educativas, no Campus Mamanguape, na UFPB. O projeto foi idealizado em atividade orientada pela ex-professora da Ledoc Maíra Emelly Carbral. Hoje está sob a orientação das professoras Késia Castro Vieira, Naide Fernandes, Micaela Ferreira.

“E quando anunciaram o nome do nosso projeto em primeiro lugar, minhas pernas começaram a tremer. E a gente ficou olhando uma para a outra sem sair do lugar”, afirmou a estudante Maria Eliane. O Seminário reuniu mais de 450 participantes, advindos de 14 Estados brasileiros e 05 países, bem como a inscrição de mais de 200 trabalhos.

E no I Congresso de Economia Solidária do IF-RN (Congressol), realizado na primeira semana de dezembro, a Ledoc/Ufersa se fez representar pelos estudantes Aislha Gomes, Thayna de Aquino, Lucas de Oliveira, Raíssia Brilhante, Luís Henrique Gomes, Thais Duarte. Durante o Congressol os irmãos Suan Morais e Alexsandro Morais, ministram a Oficina sobre Abelhas sem Ferrão; a estudante Thayna de Aquino atuou na programação cultural à frente da Batucada Feminista; Átalo Silva na coordenação da Plenária Final sobre Economia Solidária e Juventude. Além disso, a professora Kyara Vieira compôs a mesa de abertura do evento como representante da Ufersa.

“Para nós que somos estudantes da Ledoc, é fundamental que a gente possa dialogar com a organização comunitária em nosso território, reconhecer o protagonismo das mulheres e dos jovens na Economia Solidária; ver papel das parcerias, da extensão, e como as teorias que aprendemos podem contribuir nesses processos e vice-versa”, afirmou o estudante Átalo Silva. O Congressou contou com a presença de mais de 300 mulheres e jovens, que compõem vários grupos de Economia Solidária oriundos de mais de 25 municípios de todo RN, os quais foram atendidos pelo projeto.

O Congressou, no IF-RN,  contou com a participação de vários estudantes da Ledoc com trabalhos relevantes sobre economia solidária no campo/Foto: Cedida