Editais beneficiam pesquisadores da Ufersa

Pesquisa 6 de dezembro de 2018. Visualizações: 1279. Última modificação: 07/12/2018 08:04:24

Os editais vão beneficiar 11 pesquisadores iniciantes com o apoio PPP e 06 pesquisadores veteranos com apoio financeiro para manutenção de laboratórios e deslocamento/Foto: Passos Júnior

Dois novos editais vão beneficiar os pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A assinatura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 06, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria. Um edital beneficia diretamente pesquisadores veteranos, estando esse voltado para a manutenção de laboratórios. Já o segundo traz benefícios para professores recém-doutores com até três anos de formação com o apoio financeiro para os primeiro projeto de pesquisa, os chamados PPP. Segundo o reitor da Ufersa, professor José de Arimateia de Matos, a iniciativa representa investimento de R$ 850 mil, totalizando mais de R$ 1 milhão investindo em pesquisa e pós-graduação esse ano na Ufersa.

Os editais vêm amenizar as dificuldades enfrentadas pelos professores pesquisadores que precisam dá continuidade aos seus projetos transpondo barreiras financeiras e de logística. Com esse apoio financeiro a gestão contribui para pesquisa ao possibilitar a ampliação do número de artigos publicados, além de melhorar as dissertações e teses que estão em andamento na Ufersa.

Essa é a quarta vez a Ufersa lança Edital de apoio aos PPP. Esse beneficia 11 pesquisadores. Desde o primeiro Edital mais de 40 docentes foram contemplados com apoio à pesquisa. O edital do ano passado foram 17 professores. O reitor José de Arimateia lembrou que o pesquisador vivencia hoje um momento delicado, devido à escassez de fomentos, principalmente, os iniciantes. Daí, a necessidade desse apoio institucional para se começar a produzir. “Com o trabalho em andamento, fica mais fácil captar recursos externos para continuar a pesquisa”, afirmou.

Professora Ioná Santos assina documento de apoio financeiro à pesquisa/Foto: Passos Júnior

A novidade é o Edital para Manutenção de Laboratórios de Pesquisa. “Além do Edital PPP, lançamos também um edital voltado para os professores que já possuem projetos em andamentos, estando este voltado para a recuperação e manutenção de equipamentos”, afirmou o reitor. Ainda segundo o professor José de Arimateia, a gestão atendeu a uma solicitação dos pesquisadores que têm dificuldades para contratar empresas para manutenção dos equipamentos laboratoriais.

O problema também tem o reconhecimento do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Jean Berg Alves da Silva. “Por via de regra a manutenção dos laboratórios é uma dificuldade muito grande que a instituição tem pela dificuldade de contratar um profissional para fazer a manutenção de um equipamento que quebra. Com esse edital o próprio professor vai contratar, pagar e fazer a prestação de contas à Universidade”, explicou. A meta é fazer voltar a funcionar equipamentos laboratoriais que estão quebrados ou que necessitam de manutenção, dessa forma, agilizando as pesquisas que são realizadas nos laboratórios.

No total, foram seis editais de apoio na pesquisa, totalizando recurso na ordem de R$ 850 mil, distribuídos para manutenção de laboratórios, apoio a mobilidade discente e apoio a publicação. “Cada uma dessas áreas representa um elo na cadeia da pesquisa que tem momentos distintos: formalização do projeto, o experimento e a publicação e, muitas vezes, o aluno precisa se deslocar para concluir ou apresentar o seu trabalho. Daí, a importância desse edital de apoio à pesquisa”, considerou o professor Jean Berg.