Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Projeto da Ufersa classifica equipe para Torneio Nacional de Robótica

Estudante, Extensão 5 de dezembro de 2018. Visualizações: 1254. Última modificação: 05/12/2018 15:37:22

Equipe da Ufersa/Prefeitura de Mossoró que participaram da primeira etapa da First LEGO /Foto Cedida

Os estudantes do Projeto de Extensão PENSARE (Projeto de Ensino Através de Robótica Educacional), desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, participaram da etapa regional da FLL (First LEGO League) 2018, realizada no SESI Natal-RN nos dias 23 e 24 de novembro. Esta etapa contou com a participação de 24 equipes do RN, PB, PE, CE e PI.
As equipes do PENSARE foram formadas por tutores dos cursos de Ciência da Computação e Ciência e Tecnologia e por estudantes das escolas municipais de Mossoró: Antônio Fagundes, Celina Guimarães, Duarte Filho, José Benjamin, Marineide Pereira da Cunha e Rotary.

Ao todo 30 estudantes representaram o Projeto Pensare, divididos em 3 equipes: Lost in Space, Trooper Bots e Orbit Lego. Os técnicos e mentores que representaram o PENSARE foram Alfredo Lopes, Anderson Matheus, Laura Camila, Igo Joctan, Isabelle Pereira, Marcos André, Vinícius Sales e Walkerlan Rego.

Estudantes comemoram boa atuação no torneio de Robótica/Foto cedida

A equipe Lost in Space conquistou 2º lugar geral na etapa regional e foi classificada para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2019, no Rio de Janeiro. Além da classificação, a equipe conquistou o segundo lugar no “desafio do robô”, onde as equipes realizam tarefas no tapete de competição utilizando os robôs projetados e programados pela equipe.

Já a equipe Trooper Bots ganhou o prêmio “Trabalho em Equipe” e foi classificada como equipe suplente. Caso as duas equipes estejam presentes no RJ, o PENSARE poderá ter 21 representantes, com chances de uma vaga na etapa internacional do torneio.
A FLL é um programa internacional de exploração científica, projetada para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia de forma lúdica, divertida e inovadora a partir da construção e programação de robôs com peças da tecnologia LEGO.

Mais uma vez o projeto com apoio do SESI/RN que doou o kit (tapete) usado na competição por meio de Juliano Fernandes Martins e Anderson Vieira Melo da Silva, do corpo gerencial do SESI/RN, além do apoio do PET de Engenharia Mecânica e Elétrica coordenada pelo professor Edson e recursos do projeto “Inclusão Digital por meio de Robótica Educacional em Escolas Públicas de Mossoró” provenientes do Edital PROEC/UFERSA.