Coletivo Negras realiza ação na Comunidade Quilombola do Arrojado

Estudante, Extensão, Inclusão 5 de dezembro de 2018. Visualizações: 1415. Última modificação: 05/12/2018 09:51:00

Integrantes da Comunidade Quilombola do Arrojado apresentam música e dança tradicionais dos negros afrodescendentes/Foto: Márcio Barbosa

O Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-raciais, Aprendizagens e Saberes – Coletivo Negras – realizou Ação Educativa Dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola do Arrojado, na cidade de Portalegre – RN. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes quilombolas do Curso de Licenciatura Educação do Campo (Ledoc), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A programação iniciou com café coletivo e apresentação de dança para recepcionar os visitantes.

Crianças participam de atividades recreativas/Foto: Márcio Barbosa

Durante a manhã, ocorreram Rodas de Conversas que contou com cerca de trinta participantes. A primeira abordou “A importância do dia 20 de novembro para a luta negra”, com o Professor Marcelo Matheus de Medeiros; a segunda, “Igualdade de direitos na interface de classe, gênero e raça”, com a Advogada Karla Vieira Simplício (Comunidade do Arrojado); a terceira palestra abordou a “Literatura Negra”, com a professora Ylana de França e, a quarto tema a “Discriminação racial e desigualdades”, com o Líder Nacional das Comunidades Quilombolas, Aécio Lima (Comunidade de Sobrado).

Durante a manhã, também ocorreu uma Ciranda infantil organizada pela Professora Verônica Aragão (UERN) e a acadêmica Luiza Maria, do Ledoc/Ufersa, promovendo a participação das crianças da comunidade com música e dança, contação de histórias, brincadeiras com a bonecas Abayomi (que traz felicidade), além das oficinas de tranças, pintura e turbante. A ação contou com o apoio do Centro de Ciências Sociais, Aplicadas e Humanas e da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e da Prefeitura de Portalegre e com a doações de professores, alunos e técnicos da Ufersa e da UERN.

Integrantes da Comunidade Quilombola do Arrojado participam de Rodas de Conversas com professores e estudantes da Ufersa e UERN/Foto: Márcio Barbosa