Setor de Mudas promove ação para incentivar doação de sangue

Responsabilidade Social 3 de dezembro de 2018. Visualizações: 1332. Última modificação: 03/12/2018 13:22:31

Setor de Mudas da Ufersa, localizado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró

O Centro de Ciências Agrárias da Ufersa por meio do programa “Hortas para o Ensino Fundamental” e o Setor de Mudas lançam a campanha “Doe sangue e ajude o meio ambiente”. A proposta surgiu para garantir o banco de sangue para o mês de dezembro e ajudar aqueles que necessitam de doadores. Ao doar sangue cada pessoa ganha uma muda para plantar em sua casa, rua ou zona rural.

A iniciativa teve início nesta segunda-feira (3) no Hemocentro de Mossoró, que fica ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia. O Sest Senat, parceiro da campanha, disponibilizou 10 vouchers de um mês de treinamento funcional.

O sangue doado é utilizado para beneficiar pacientes em atendimento de urgência, na realização de cirurgias, e no tratamento de pessoas com doenças crônicas. Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto; ter entre 16 e 69; e pesar mais que 50 quilos. Adolescentes entre 16 e 17 anos só podem doar acompanhados dos responsáveis. Pessoas que tiveram o diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade não podem doar. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, sífilis, hepatite e doença de Chagas também não podem fazer doação. Pessoas cardíacas também não podem doar sangue.

Setor de Mudas –

Vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, o Setor de Mudas produz cerca de 900 mudas por mês. As mudas são destinadas às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e também são utilizadas para paisagismo e arborização dos campi.

Dentre a produção mensal, pelo menos 200 são para doação. Destas, em média 15% das saídas de mudas são para estudantes da Instituição, 9% para servidores, e 10% das mudas são doadas à instituições, universidades, etc. Os servidores podem receber até duas doações anuais.

O Setor de Mudas trabalha com 12 tipos de mudas frutíferas, como acerola, goiaba e cajá, além de 23 tipos de mudas nativas. Do estoque atual, 46,95% são plantas frutíferas e 53,04% de plantas nativas. O Setor de Mudas ainda produz os próprios insumos, aqueles à base de esterco e folhas. Além disso, existe também parceria com algumas empresas que fornecem insumos em troca de mudas.

Para saber mais sobre a campanha, acompanhe a página do programa no Facebook: Hortas para o Ensino Fundamental.

Serviço –

O Hemocentro Mossoró funciona de segunda à sexta de 7h às 18h, e aos sábados entre 7h e 17h, sem pausas. Antes de doar, é necessário que o doador não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter fumado nas últimas 2 horas e é recomendado estar bem alimentado e evitar comidas gordurosas horas antes da doação.