Pós-Graduação em Fitotecnia recebe visita de professor da Universidad Castilla-La Mancha

Internacionalização 27 de novembro de 2018. Visualizações: 1121. Última modificação: 27/11/2018 10:50:06

Apresentação dos experimentos de campo do PPGF. Foto: Cedida.

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – PPGF da Ufersa recebeu nos dias 10 a 17 de novembro a visita do professor Alfonso Domínguez Padilla, da Universidad Castilla-La Mancha, na Espanha. O pesquisador ministrou a disciplina “Mejora de la gestión del agua de uso agrícola a nivel de cuenca, explotación agraria y parcela: los modelos reduhmo y mopeco” para alunos do PPGF e dos Programas de Pós-Graduação em Manejo do Solo e Água e de Ambiente, Tecnologia e Sociedade. No dia 13 de novembro, o docente também proferiu a palestra “La problematica del agua en Espana y su repercusion en la UCLM, la ETSIAM y el CREA” para toda a comunidade da Universidade, na qual foram apresentados os problemas com o uso da água na Espanha e as soluções adotadas pelas instituições para melhorar a gestão dos recursos hídricos em regiões com precipitação média anual inferior a de Mossoró.

Palestra sobre a problemática no uso da água na Espanha para a comunidade da Ufersa. Foto: Cedida.

Durante a visita, o professor Alfonso Padilha também participou de reunião com a gestão da Ufersa, com a presença do Reitor, professor José de Arimatea de Matos, do Vice-Reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jean Berg Alves da Silva, do Assessor de Relações Internacionais da Ufersa, professor Mário Gleisse das Chagas Martins, do coordenador do PPGF, professor Daniel Valadão Silva e do professor Glauber Henrique de Sousa Nunes. Na reunião foi discutido o convênio de parceria entre as universidades, que está em fase final de conclusão. Além disso, o professor conheceu os laboratórios e a Fazenda Experimental onde são realizadas parte das pesquisas do PPGF.

O coordenador do PPGF, professor Daniel Valadão, ressalta a importância desse tipo de ação na internacionalização do programa e da própria Ufersa. “As parcerias de pesquisas entre professores da Ufersa e da Universidad Castilla-La Mancha serão muito importantes para consolidação do programa de internacionalização do PPGF e já apresenta importantes resultados como o intercâmbio do tipo co-tutela do discente de doutorado Renato Leandro Costa Nunes, que foi contemplado com bolsa de doutorado sanduíche pelo CNPq”. Nos próximos anos, o PPGF planeja aumentar o número de discentes em intercâmbio em países europeus e a Espanha se mostra uma importante alternativa.

Reunião do pesquisador com docentes do PPGF. Foto: Cedida.
Turma da disciplina ministrada no PPGF. Foto: Cedida.
Apresentação dos experimentos de campo do PPGF. Foto: Cedida.