Ufersa Caraúbas dá exemplo de espírito esportivo, inclusão e solidariedade

Esporte 26 de novembro de 2018. Visualizações: 1596. Última modificação: 26/11/2018 13:33:28

A prova de 5 km percorreu as principais ruas de Caraúbas reunindo 250 atletas profissionais e amadores de mais de 20 municípios do Estado/Foto: Cedida

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Semi-Árido, Campus Caraúbas, promove ação esportiva como forma de confraternizar a comunidade acadêmica e a sociedade. Na avaliação do diretor do Campus, professor Daniel Freitas, a II Corrida da Ufersa Caraúbas superou as expectativas. No primeiro dia de inscrições todas as vagas foram preenchidas. “Abrimos 250 vagas, distribuídas em três modalidades: masculino, femininos e portadores de necessidades especiais, com todas as inscrições preenchidas num único dia”, afirmou Daniel. O atleta que teve a oportunidade de correr o percurso de 5 km pelas principais ruas da cidade testemunhou a organização do evento.

Paulo César/Estudante de C&T/Foto: Passos Jr

Laís Ferreira/Estudante de C&T/Foto: Passos Jr

“Muito bem organizada”, avaliou o estudante de Ciência e Tecnologia Paulo César, acrescentado que “a iniciativa valoriza o esporte e atrai a atenção do público externo para a Universidade, sendo também um evento muito interessante para o município”. Já a colega de curso, Laís Gabriela Ferreira, acredita que a corrida é uma forma de divulgar as atividades esportivas oferecidas pela Ufersa. “Essa corrida movimenta a cidade e promove a integração da comunidade acadêmica com a sociedade local e da região, além de ter sido muito organizada”, opinou. Esse ano, a Corrida da Ufersa Caraúbas reuniu atletas de 20 municípios, inclusive, de Natal, Parnamirim, Caicó, Mossoró e Assú.

Equipe Running, de Assú, com mais de 30 atletas/Foto: Passos Jr

A maior delegação veio de Assú com a equipe “Running”, formada por mais de 30 corredores. “Estamos sempre prestigiando as corridas aqui na região e hoje estamos marcando presença em Caraúbas praticando esse esporte que qualquer um pode fazer de forma espontânea e democrática”, afirmou a delegada da equipe, Iris Cabral. Inclusive, a equipe de Assú levou o primeiro lugar na categoria feminino. “Essa medalha, que por sinal ficou muito bonita, representa o nosso troféu”, afirmou ao elogiar o kit e toda a organização no decorrer da prova.

Gleison e Joabe dão exemplo de superação/Foto: Cedida

INCLUSÃO – A Corrida da Ufersa Caraúbas, além de incentivar a prática esportiva, também deu exemplo de inclusão e solidariedade. Entre competidores, Gleison Medeiros de Sousa, estudante de Ciência e Tecnologia e, Joabe Barbosa, de Engenharia Civil. Durante os 5km de prova, a dupla deu exemplo de superação. “Eu sempre tento transparecer para as pessoas que os limites físicos e/ou intelectuais que aparecem em nossas vidas não podem barrar os nossos anseios, vontades e desejos. Depois que entrei na Ufersa tudo isso ficou muito mais claro na minha vida”, afirmou Gleison.

O estudante acredita que quando a universidade promove eventos inclusivos, a importância não se restringe apenas a pessoa deficiente, mas também para a sociedade. “Por mais que se diga que existam pessoas diferentes é importante que a sociedade também entenda que existem pessoas com desejos e vontades, pessoas que devem ter a oportunidade de ser feliz”, considerou. Já para o amigo de corrida e de vida acadêmica, “é sempre uma satisfação estar ao lado de Gleison”, afirmou Joabe.

A II Corrida da Ufersa Caraúbas também tem caráter filantrópico ao arrecadar mais de meia tonelada de alimentos que serão doados para duas instituições do município: a APAE e o Lar do Idoso de Caraúbas. “Ficamos muito satisfeito com o resultado é a meta agora e institucionalizar a Corrida da Ufersa Caraúbas como atividade de extensão”, assegurou o diretor do Campus, professor Daniel Freitas.