Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Assembleia Universitária comemora 51 anos da Esam/Ufersa com muitas homenagens

Gestão 23 de novembro de 2018. Visualizações: 3088. Última modificação: 26/11/2018 08:27:16

A Assembleia Universitária reuniu a comunidade acadêmica com várias homenagens a servidores que contribuíram para o crescimento da Ufersa/Foto: Assecom

Numa noite festiva, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido comemorou nesta quinta-feira, 22, os 51 anos da Instituição. Foi com a realização da III Assembleia Universitária, no Expocenter, lado leste do campus sede, em Mossoró. A solenidade, que reuniu representantes da comunidade acadêmica, aconteceu com a entrega das comendas dos títulos honoríficos de professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia e os diplomas de mérito administrativo, além de entrega de certificados aos servidores técnicos e docentes que se destacaram no decorrer do ano de 2018. A solenidade contou com a apresentação do Núcleo de Música da Ufersa.

A Assembleia Universitária é uma formalidade instituída no Estatuto da Universidade com o objetivo de entregar de títulos outorgados pelo Conselho Universitário – CONSUNI. A Medalha Professor Jerônimo Vingt-Um Rosado Maia, Professor Emérito e o Diploma de Mérito Administrativo são as mais honrosas comendas concedidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As honrarias são concedidas pessoas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.

Professor Everardo Praça recebe o títutlo de Professor Emérito da Ufersa/Foto: Assecom

Ao todo, foram sete homenageados. O professor Everardo Ferreira Praça recebeu o título de Professor Emérito; a médica caraubense Veralúzia Maria Gurgel, a Medalha Professor Jerônimo Vingt-Um Rosado Maia e, o Diploma de Mérito Administrativo foi entregue aos servidores: Joana D’arc Veras de Aquino, Francisco Ilbernom Barbosa Alves e Lúcia de Fatima Oliveira (servidores aposentados) e os professores Roberto Vieira Pordeus e Edna Lúcia da Rocha Linhares.

Para o mais novo Professor Emérito da Ufersa, Everardo Ferreira Praça, a homenagem é fruto das ações e escolhas profissionais. “Cada um colhe o que planta […] alguns preferem cumprir apenas a tarefa que é confiada, outros vão mais além […] essa homenagem tem um significado muito especial, principalmente, pelo o que a Ufersa representa hoje. Fico muito honrado com essa homenagem”, discursou o professor Everardo Praça.

Reitor José de Arimateia preside a Assembleia Universitária/Foto: Assecom

Para o reitor José de Arimateia de Matos, a Assembleia Universitária representa oportunidade de reconhecer a essência dos servidores que atuam no serviço público. “Se temos conseguido destaque nacional e, principalmente, mudar a vida dos jovens, através da educação, foi com o trabalho em equipe. Hoje, temos a oportunidade de homenagear servidores que são inspiração dentro da nossa instituição”, reconheceu o reitor José de Arimateia.

Já como servidores destaques 2018 foram agraciados os servidores: Alan Carlos Paiva (Reitoria), Gilmar Mota Dias (Planejamento), Celeneh Rocha de Castro (Graduação), Danielli Tereza de Lima Trigueiro e Lívia Lara Lessa Alves (Pesquisa e Pós-Graduação), Abigail Jéssica da Silva Araújo Gomes (Gestão de Pessoas), Solange Neves dos Santos e Oskarine das Chagas Oliveira (Extensão e Cultura), José Armando Batista de Carvalho (Administração); Francinara Maria Lobo Monteiro (Infraestrutura); Fábio Ezequiel Azevedo Braga e Haysla Nunes Bezerra (SUTIC), Daniele Belmond de Faria Cavalcanti (Biblioteca), Raimundo Leandro Andrade Marques (Campus Angicos)  Francisco Edcarlos Alves Leite e Francisco Souto de Sousa Júnior (Campus Angicos); Francisco Solano de Lima Neto (Campus Caraúbas), André Moreira de Oliveira e Erica Natasche de Medeiros Gurgel Pinto (Campus Caraúbas), Laura Maria de Araújo Mendes Pereira e Francisco Vinicius Lopes da Costa (Campus Pau dos Ferros), Clawsio Rogério Cruz de Sousa (Campus Pau dos Ferros); Franceliza Monteiro da Silva Dantas e Hevilla Séfora dos Santos (CCBN), Ana Carla Diogenes Suassuna Bezerra (CCBS), Luciana Marylin Batista de Almeida e Fernanda Freire Lima (CCEN), Paulo Gabriel Gadelha Queiroz (CCEN), José Albenes Bezerra Júnior (CCSAH), Wilkson Darthayan Camara Lima Alves de Sena (CCAAH), Karla Jane Eyre da Cunha Bezerra (CE), Jadel Dantas da Cunha (CE) e José Torres Filho (CCA) e Elisangela Cabral dos Santos (CCA).

Conheça um pouco da trajetória dos homenageados na Assembleia Universitária:

 Medalha Professor Jerônimo Vingt-Um Rosado Maia

Médica Velúzia Maria Gurgel

A médica Velúzia Maria Gurgel de Lima nasceu na cidade de Caraúbas/RN, no dia 25 de março de 1962, sendo filha do senhor Aguinello Gurgel (in memoriam) que era carpinteiro e Dona Abigail Gurgel Fernandes que foi costureira. Teve uma infância bastante simples, onde junto com seus irmãos, brincavam e estudavam, sempre sonhando em um futuro melhor.

Estudou o ensino fundamental na escola estadual Antônio Carlos e da 5ª a 7ª série na escola estadual Sebastião Gurgel. Aos 14 anos foi morar em Brasília/DF, indo morar na casa de sua tia Celeste, onde cursou a 8ª série. Em seguida foi morar no Rio de Janeiro cursando o 1° ano do segundo grau, entretanto como morava com seus tios que eram militares, mudou-se novamente, indo para Salvador/BA, cursando o 2° e 3° ano na escola Nobel.

 Junto com as várias bagagens, que levava de um lado para o outro, acompanhando seus tios, trazia também a vontade de cursar medicina e ajudar a salvar vidas, principalmente das mais carentes, já que conhecia de perto essa realidade.

Seguindo a busca desse sonho, no ano de 1980 prestou vestibular para medicina, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sendo a mesma aprovada, tendo cursado no período de 1981 a 1986.

Ao termino do curso veio trabalhar em sua cidade natal, que sempre levou em seu coração, Caraúbas/RN, inicialmente prestando serviço na maternidade Eliza Simões e no Centro de Saúde municipal. No ano de 1988 prestou concurso para medica na secretaria estadual de saúde, com sua aprovação passou a trabalhar no Hospital Regional de Caraúbas.

Neste mesmo ano de 1988 casou-se com Raimundo Celcivan de Lima, com o qual teve três filhos, bastante amados por ambos. Na sua atuação como médica vivenciou várias situações que lhe inquietavam, como a de idosos que ao receberem alta do hospital não tinham famílias para ampara-los, e muitas vezes pediam para permanecerem internados, por não terem para onde ir, então pensou em um lugar que os idosos pudessem receber a mesma atenção e carinho que seu vovô Jorge recebia ao lado da sua família.

A partir daí fundou a associação filantrópica Jorge Gurgel Do Amaral, voltada para cuidar de idosos, instituição que atualmente abriga 23 idosos de Caraúbas e outras cidades, que recebem além dos cuidados, muito amor, carinho, respeito e dedicação.

No ano de 2006 junto com sua família deu continuidade ao trabalho de seu pai no ramo funerário, ficando à frente da Assistência Familiar São Luiz, onde humanizou o serviço funerário e a empresa passou a ter reconhecimento regional, com o foco em cuidar de famílias enlutadas e honrar a memória dos entes queridos.

Sua carreira profissional sempre foi pautada na atenção aos seres humanos como um todo, envolvendo desde a análise das dores físicas até as emocionais, em 2017 concluiu pós-graduação em Psiquiatria, para ajudar ainda mais no combate das doenças psíquicas que se alastram nos dias atuais.

A médica é reconhecida na cidade por sua dedicação e gentileza não apenas com os idosos, mas com todos que passam por seu atendimento, demostrando alegria em amenizar a dor daqueles que a procuram no hospital (seu plantões são sempre os mais lotados), na clínica ou até mesmo em sua residência.  Ela ama o que faz, com muito zelo e cuidado.

É vista como uma cidadã exemplar, profissional competente, e uma referência de caráter para a sociedade caraubense. É comum encontra-la, às vezes, em dias de domingo passeando em seu carro com alguns idosos ou conduzindo-os a missa. Dedicação que não se vê todo dia. Sua gentileza e humildade são sua marca principal, mas seu amor ao idoso, a tornam especial para toda a população de Caraúbas e região.

 

Diploma do Mérito Administrativo

 Lúcia de Fátima Oliveira – Assistente Social

Assistente Social Lúcia de Fátima

A primeira servidora homenageada ingressou na ESAM, no cargo de Assistente Social em 1992. Aposentou-se em 2017 após 25 anos de vida funcional dedicada ao desenvolvimento da nossa Instituição e de todos que dela fazem parte. Merece destaque os anos dedicados à assistência estudantil, onde atuou como Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Pró-Reitora Substituta e, posteriormente, como Coordenadora da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado.

No decorrer de todos esses anos de dedicação à Ufersa, não podemos deixar de avultar sua atuação junto a todos/as os/as discentes, principalmente aos moradores da Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado. Temos a certeza que com este trabalho, Ela deixou um grande legado de dedicação, competência, relacionamento, apoio, parceria, garantia de direitos e respeito.

Assim, a atuação da servidora na assistência estudantil foi fundamental para que muitos jovens permanecessem no ensino superior e pudessem concluir seu curso de graduação com um mínimo de suporte e apoio institucional. Desse modo, ela contribuiu para o fortalecimento e a construção de projetos e sonhos que, hoje, são uma realidade para muitos dos discentes que passaram por esta Universidade.

ELA também teve uma participação muito significativa na elaboração das políticas de assistência estudantil da Ufersa, colaborando na estruturação da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e do Programa Institucional Permanência (PIP), contribuindo sistematicamente para a efetivação de políticas de permanência que fossem de acordo com as demandas estudantis e que pudessem auxiliar os discentes na conclusão dos seus cursos de graduação.

Com certeza ela merece o nosso reconhecimento, enquanto profissional ética e comprometida, que sempre lutou por uma educação para todos e todas e que com seu trabalho e dedicação fez a diferença na Ufersa.

Francisco Ilbernom Barboza Alves – Técnico Administrativo

Francisco Ilbernom Barboza

O próximo homenageado Francisco Ilbeernom Barboza Alves entrou para o quadro de funcionários da ESAM nos anos 80, atuando no setor de mecanização agrícola, no qual era um grande conhecedor, passou a atuar como vice-prefeito da ESAM ao lado do também engenheiro Agrônomo Wilson Galdino de Andrade, e depois passou a ser prefeito, em uma época que havia poucos recursos financeiros e humanos. Este servidor sempre deu o máximo para a instituição, sendo dia ou noite, feriados ou finais de semana. Quando acontecia um problema ele sempre estava pronto para solucionar e na época um dos grandes desafios para a prefeitura era o conserto do poço profundo, mas com a habilidade que ele tinha, mobilizava o pouco de recursos humanos e financeiros, sempre solucionando os problemas no menor espaço de tempo possível. Afastou-se das atividades da Ufersa em função de problemas de saúde.

Roberto Vieira Pordeus – Professor

Professor Roberto Vieira Pordeus

O professor Roberto Vieira Pordeus é Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Agronomia na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Foi admitido como Professor Da Ufersa, em 04 de agosto de 2005, um dos primeiros professores admitidos pela Universidade. Esta no quarto mandato como coordenador do curso do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, tendo sido homenageado com nome de turmas, patrono e padrinho de turma. foi Diretor e responsável pela implantação dos campi da Ufersa em Angicos, em Caraúbas, e  responsável pela implantação do campus de Pau dos Ferros. Foi por duas vezes paraninfo das turmas do Campus de Caraúbas. Goza de grande amizade nos municípios onde foi responsável pela implantação dos Campi da Ufersa, chegando a receber o titulo de cidadão da cidade de Angicos.

Edna Lúcia da Rocha Linhares

Professora Edna Lúcia da Rocha Linhares

A professora Edna Lúcia da Rocha Linhares é filha de agricultores, natural de Mossoró, mas morava em Serra do Mel, quando passou no vestibular para estudar na antiga esam em 1993. Diariamente se deslocava através de Pau-de-Arara para estudar em Mossoró, viagem que era longa e cansativa. Nesse período foi mãe pela primeira vez, dificultando ainda mais os longos dias que tinha que dividir o tempo entre a universidade e a maternidade.

Com muita persistência e dedicação conseguiu concluir a graduação em 1998, tornando-se Engenheira Agrônoma. Mas não parou por aí, concluiu mestrado e doutorado. durante esse período atuou em ONGs, como a Visão Mundial, desenvolvendo vários projetos na região. Prestou serviços relevantes também na Fundação Guimarães Duque

Em 2010 realizou o sonho de se tornar professora da ufersa depois de uma longa jornada de preparação e muito suor.

foi nomeada para tomar cargo de professora na Ufersa campus Caraúbas, no curso de Ciência e Tecnologia E Junto com mais 4 professores, davam o início as aulas no novo Campus.

Como todo início, dificuldades em infraestrutura e mão-de-obra eram algo a ser superado. Ainda não se tinha o campus construído, não havia ainda servidores técnicos administrativos, restava o envolvimento pleno daqueles que estavam chegando. E não foi diferente, a homenageada foi de imediato residir em Caraúbas, doando-se em várias ações iniciais, sendo um braço direito do então Diretor Roberto Vieira Pordeus.

em 2012 FOI eleita diretora do campus, A responsabilidade do cargo era muito alta e os desafios imensos. Dar continuidade a construção da infraestrutura das instalações próprias do campus e preparar os 7 cursos pactuados pelo MEC, demandas de concursos, laboratórios e equipamentos.

O campus foi crescendo e criando forma na sua administração, servidores técnicos administrativos foram chegando, surgindo necessidade diária de alocação destes nos setores, capacitação e constantes mudanças.

Em 2016 concluiu o mandato, deixando um legado com seu nome, uma pessoa com bastante carisma, que vestiu a camisa e lutou pelo melhor incessantemente pelo campus.

atualmente Exerce a chefia do departamento de Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas com muito orgulho, contribuindo sempre com a melhoria e consolidação do campus, O qual batizou carinhosamente como a PRIMEIRA MARAVILHA DO MÉDIO OESTE POTIGUAR.

 Joana D’arc Veras de Aquino

Joana D’arc veras de Aquino

A servidora Joana D’arc Veras de Aquino ingressou na Esam em 1975 e se aposentou em 2017. Atuou como representante dos técnicos administrativos no Conselho Universitário, mas ficou mais conhecida por sua brilhante atuação a frente da divisão de registro escolar. de acordo com os colegas de divisão, uma pessoa acolhedora, digna e verdadeira, de uma honestidade e competência inquestionáveis, foi e sempre será de importância imensa para a Esam/Ufersa e, ainda de acordo com seus colegas não há palavras suficientes para representar a admiração que os que a conhecem tem por ela.