Edital da Ufersa possibilita capacitação internacional para Pós-Graduação

Gestão, Internacionalização 14 de novembro de 2018. Visualizações: 1328. Última modificação: 14/11/2018 11:40:28

Professores contemplados com Edital para capacitação internacional. Foto: Assecom/Ufersa.

Em uma iniciativa pioneira, a Ufersa possibilitou por meio do Edital 22/2018 lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação a capacitação internacional de oito professores da sua pós-graduação. Os docentes participarão de cursos de imersão no exterior com o objetivo de aprimorar a língua estrangeira. Os professores selecionados no Edital irão fazer cursos de cerca de 60 dias em países da América do Norte e da Europa. Cada um irá receber um montante de 9 mil reais para auxiliar as despesas com a capacitação e com as passagens. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Jean Berg Alves Silva, é o primeiro edital desta natureza que a Ufersa disponibiliza para os seus docentes da Pós. “Não conheço nenhuma outra instituição no país que tenha um programa dessa natureza, que tenha esse tipo de ação de apoio direto ao docente para fazer esse tipo de capacitação. O nosso foco é melhorar a internacionalização dos nossos programas de pós-graduação”, comentou Jean.

Durante a assinatura ocorrida na tarde desta terça-feira, três professores selecionados compareceram ao Gabinete para assinatura do termo. Estavam os professores José Luiz Novaes, Glauber Henrique Nunes e a professora Cecília Calabuig, que já definiu o destino da capacitação. A docente irá aprimorar o inglês na Escócia. “Quando falamos de idiomas que não é o nosso, a gente precisa ficar treinando. E isso será importante para avançar a um nível mais alto. Isso é um incentivo muito grande para os outros professores também participarem”, comemorou Cecília.

Além dos professores, também estavam presentes no ato da assinatura o reitor, o professor José de Arimatea de Matos; o vice-reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto; o pró-reitor de pesquisa, o professor Jean Berg Alves, e o servidor da assessoria internacional, Ney Arthur Queiroga.

Pelas regras do edital, depois da capacitação, os professores terão que ofertar no seu programa de pós-graduação uma disciplina na língua que ele cursou. Para o reitor, a Ufersa tem que fazer parte do panorama internacional e uma universidade não poder fazer parte disso se não houver capacitação dos professores. “Toda a nossa equipe de gestão tem controle sobre os investimentos e custeio da nossa Universidade e aqui quero parabenizar os nossos servidores pelo compromisso. Nós acompanhamos todo o orçamento da Universidade continuamente, então sempre que vem uma proposta como essa, nós dialogamos, discutimos e analisamos a perspectiva de oferecer esses benefícios. Ficamos muito felizes num momento de crises como esse poder liberar 8 servidores docentes para uma capacitação internacional”, finalizou o reitor.