Ufersa nos preparativos finais para a Assembleia Universitária dos 51 anos

Reconhecimento 13 de novembro de 2018. Visualizações: 1676. Última modificação: 13/11/2018 10:26:29

Em homenagem aos 51 anos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, acontece no dia 22 de novembro, às 19h, a Assembleia Universitária, no Expocenter, lado leste do campus sede, em Mossoró. A solenidade comemora o aniversário da Instituição, criada em 1967 como Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM e, em 2005, transformada em Universidade Federal. Na ocasião, serão conferidas honrarias a profissionais que se destacaram na sua trajetória dedicada à Universidade. A médica Velúzia Maria Gurgel recebe a Medalha Professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia; o professor Everardo Ferreira Praça será agraciado com o título de Professor Emérito e os servidores Joana D’arc Veras de Aquino, Francisco Ilbernom Barboza Alvez, Roberto Vieira Pordeus, Edna Lúcia da Rocha Linhares e Lúcia de Fátima Oliveira receberão o diploma de Mérito Administrativo.

Na programação da noite também serão entregues as medalhas aos Servidores Destaques da Ufersa do ano de 2018. A votação para a eleição dos servidores está aberta até quinta-feira, 15 de novembro, e acontece pelo SIGRH, módulo Processo Votação. A solenidade ainda contará com a apresentação cultural do Núcleo de Ensino de Música (NUEM) da Ufersa.

Reprodução do Decreto 003/67, da Prefeitura Municipal de Mossoró, que cria a ESAM. | Imagem ilustrativa com reprodução do Acervo Ufersa.

HISTÓRIA – Criada oficialmente em abril de 1967, a ESAM foi inaugurada no dia 22 de dezembro do mesmo ano. Dois anos depois passa a incorporar a Rede Federal de Ensino Superior na condição de autarquia em regime especial. O curso de Agronomia foi o primeiro autorizado a funcionar, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968 e, em seguida, Medicina Veterinária, criado em 1994.

Em abril de 1967, a Prefeitura Municipal de Mossoró publicara o Decreto assinado pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza criando a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. O ato é resultado de uma parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário – INDA, à época, presidido pelo mossoroense Dix-huit Rosado Maia.

Trinta e oito anos depois, em agosto de 2005, a ESAM é transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, hoje, se consolida como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. São mais de 40 cursos de graduação – presencial e à distância – distribuídos em Mossoró (Campus Sede), Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.