Projeto de extensão realiza observação astronômica no Campus Caraúbas

Extensão 9 de novembro de 2018. Visualizações: 902. Última modificação: 12/11/2018 11:23:29

Nebulosa de Orion. Foto: Cedida.

O projeto de extensão “Grupo de Astronomia da Ufersa Caraúbas – GAUC” deu início as suas atividades no semestre de 2018.2 com a realização de uma observação astronômica pública nas dependências do Campus Caraúbas na última quinta-feira, dia 01 de novembro. O projeto é coordenado pelos professores Zenner Silva e Mackson Nepomuceno e tem como objetivo a difusão da Astronomia no Rio Grande do Norte.

O evento contou com a presença de 112 pessoas entre estudantes, servidores e a comunidade externa a Ufersa. Na ocasião, foi possível observar os planetas Saturno, Marte e Mercúrio, a galáxia de Andrômeda, algumas constelações e aglomerados estelares. Atualmente, o GAUC está com Edital aberto para selecionar quatro estudantes voluntários para atuarem no projeto.

SOBRE O GAUC – O Grupo de Astronomia da Ufersa Caraúbas – GAUC foi criado em 2016 e, nesse mesmo ano, foi contemplado no Edital de financiamento para projetos de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec. O GAUC já realizou minicursos de Astronomia e observações astronômicas em todos os campi da Ufersa, em alguns campi do IFRN e IFCE e em escolas oeste potiguar.

Nebulosa de Orion vista durante observação astronômica no campus da Ufersa em Caraúbas. Foto: Cedida.
Projeto de extensão promove observação astronômica no campus de Caraúbas. Foto: Cedida.
Grupo de Astronomia da Ufersa Caraúbas.