
Autor do livro, Daniel Valença, ao lado da Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, a professora Ludimilla Carvalho / Foto cedida
Dentro da programação do III Congresso Internacional Direito e Marxismo, realizado esta semana na Ufersa em Mossoró, o professor do curso de Direito, Daniel Araújo Valença, lançou o livro “De Costas para o Império, o Estado Plurinacional da Bolívia e a Luta pelo Socialismo Comunitário”. O livro é fruto da tese de doutorado do professor que realizou pela UFPB.
Daniel realizou trabalho de campo na Bolívia onde morou por um semestre. O professor entrevistou autoridades na área social no país vizinho. O livro é um debate numa perspectiva marxista sobre o estado plurinacional, suas características, potencialidades, dilemas e contradições.
“Optamos por lançar primeiro aqui na Ufersa porque foi a instituição que me garantiu o doutorado, que me disponibilizou a bolsa de doutorado. O livro, publicado pela Lumen Juris Editora, também é fruto do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina que vem atuando desde 2010 na Universidade. Agora pretendemos lançar o livro em Natal, em Brasília e na Paraíba”, finalizou Daniel.

A obra é é um debate numa perspectiva marxista sobre o estado plurinacional, suas características, potencialidades, dilemas e contradições.