Grupos de pesquisa recebem financiamento da Ufersa

Pesquisa 9 de novembro de 2018. Visualizações: 1616. Última modificação: 09/11/2018 14:20:44

Assinatura de termos do Edital de Apoio a grupos de pesquisas. Foto: Assecom/Ufersa.

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 9, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jean Berg Alves da Silva, assinaram os termos para transferência de recursos aos aprovados no Edital de Apoio a grupos de pesquisas. Grupos dos quatro campi foram contemplados com financiamento provindos do orçamento próprio da Ufersa. Com as assinaturas dos termos, os grupos passam a receber financiamento no valor total de 320 mil reais. O evento realizado no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação também contou com a participação do vice-reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, dos coordenadores dos Centros do Campus Sede, em Mossoró, e dos Centros Multidisciplinares de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, bem como dos líderes dos grupos de pesquisa agraciados.

Professor João Mário assinando o termo, juntamente com o reitor, José de Arimatea, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jean Berg. Foto: Assecom/Ufersa.

Professor do curso de Medicina e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições, João Mário Pessoa Júnior, foi um dos contemplados pelo edital com recursos para o GEAPESS – Grupo de Estudos em Atenção Primária e Educação em Saúde no Semi-árido. “O Edital veio para estimular e fortalecer o grupo e incentivar ainda mais a nossa produção científica na área da atenção primária, que é um dos três eixos principais do curso de Medicina”, ressaltou. Atualmente, o GEAPESS conta com dez professores e 7 alunos envolvidos.

A professora Maria das Neves Pereira, do Campus Angicos, também esteve presente na ocasião representando o Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem (GEL – Ufersa), do qual é líder. “Considero de suma importância a realização desse edital. Ele vai contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no sentido de auxiliar e agilizar as viagens de campo, a compra de material interno, facilitando assim o nosso trabalho”, afirmou a docente, que atua nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação.

A professora Maria das Neves Pereira é líder de um dos grupos de pesquisa contemplados com o edital. Foto: Assecom/Ufersa.

O Edital de Apoio a Grupos de Pesquisas faz parte de uma série com cinco editais resultantes de uma Política Institucional de Apoio à Pesquisa. Os outros quatro editais são destinados ao apoio à publicação de artigos científicos, a mobilidade discente por meio do intercâmbio entre estudantes de pós-graduação, a manutenção de laboratório de pesquisa e aos Primeiros Projetos de Pesquisa – PPP, que visa o apoio de projetos de recém-doutores ou recém-contratados pela Instituição, com o objetivo de atrair a fixação dos doutores na Universidade. “Espero que nos próximos anos consigamos fazer ainda muito melhor”, afirmou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Jean Berg, sobre a continuação da Política na Universidade.

O reitor parabenizou os contemplados e ressaltou o trabalho e a iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e dos Centros do Campus Sede, em Mossoró, bem como os Centros Multidisciplinares de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, pela articulação e parceria para concretizar pela primeira vez uma Política Institucional de Apoio à Pesquisa. Os editais investirão o total de 830 mil reais de recursos advindos da Universidade, sendo cerca de 200 mil reais deste montante provenientes dos Centros. Ainda 180 mil reais foram destinados à compra de equipamentos para a pós-graduação. “Mais de 1 milhão de reais foram investidos em pesquisa e pós-graduação”, ressaltou o reitor.

EDITAIS ABERTOS – O edital Primeiro Projetos de Pesquisa (PPP) e o edital para manutenção de laboratórios de pesquisa estão abertos para envio de projetos e solicitações, respectivamente. O primeiro objetiva conceder apoio financeiro para o custeio de projetos de pesquisa de servidores que tenham defendido tese de doutorado entre os anos de 2014 e 2018, mas também conceder apoio financeiro a servidores que tenham obtido a titulação anterior a este período, mas que tenham ingressado na Ufersa neste interstício. Enquanto que o segundo visa conceder apoio financeiro a pesquisa para o custeio de manutenção corretiva, entende-se como manutenção corretiva qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições de operação de equipamentos que estejam inoperantes, quando estes forem utilizados em projetos de pesquisa em execução devidamente cadastrados na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Confira os editais da Política Institucional de Apoio à Pesquisa.

Assinatura de termos do edital de Grupos de pesquisa. Foto: Assecom/Ufersa.
Professor João Mário assinando o termo, juntamente com o reitor e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação. Foto: Assecom/Ufersa.
Assinatura de termos do edital de Grupos de pesquisa. Foto: Assecom/Ufersa.